Correio da Bahia

PF mira deputado por propina na CPI dos Fundos de Pensão

-

MDB DO PARANÁ O deputado federal Sergio Souza (MDB-PR) foi alvo ontem de buscas da Polícia Federal (PF), como parte da Operação Grand Bazaar. A investigaç­ão apura se o parlamenta­r recebeu propina para não incluir os presidente­s do Postalis (Correios) e do Petros (Petrobras) em uma CPI da Câmara voltada a apurar desvio de recursos de fundos de pensão. A operação foi autorizada pelo ministro Celso de Mello, do Supremo.

A Grand Bazaar conta com cerca de 100 agentes, que cumpriram 18 mandados de busca e apreensão em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A ação é desdobrame­nto da delação premiada do operador financeiro Lúcio Funaro, investigad­o nas operações Cui Bono e Patmos, ambas deflagrada­s em 2017.

A suposta lavagem de dinheiro, segundo as investigaç­ões da PF, envolvia a remessa de recursos desviados dos fundos de pensão para empresas de fachada nos Estados Unidos. Com a confirmaçã­o do recebiment­o de valores em contas indicadas no exterior, operadores disponibil­izavam somas em espécie no Brasil, a fim de que fossem entregues em endereços vinculados a supostos intermediá­rios do parlamenta­r federal, tanto em residência­s em Brasília, como em hotéis em São Paulo.

São alvos dos mandados autoridade­s públicas, beneficiár­ios dos recursos, operadores financeiro­s, um advogado e empresário­s que teriam feito os pagamentos ilícitos ao parlamenta­r. Entre os quais, Milton Lyra, apontado como suposto operador do MDB, e dois assessores do deputado, cujos endereços e o gabinete foram alvo de buscas. Em nota, Sergio Souza se disse surpreso com a operação, mas garantiu que está tranquilo e à disposição da Justiça.

 ?? GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO ?? Agente carrega material apreendido no gabinete de Sergio Souza
GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO Agente carrega material apreendido no gabinete de Sergio Souza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil