Correio da Bahia

Reforço Mais quatro mil militares vão reforçar contenção de manchas de óleo no Nordeste

-

Eue meu marido fomos contaminad­os. O nível de alumínio no meu corpo chegou a 100 (μg/l) e no meu marido, que faleceu, deu 138 (μg/l). Sinto fraqueza e cansaço Sandra Maria Reis

Doente renal; na foto, ela mostra a imagem do marido Gilson de Jesus Silva, que morreu em agosto de 2019

A gente começou a sentir muitas dores no corpo e avisaram que a gente teria que tomar um remédio Gildelita Firmino

Paciente

internos para o tratamento da água utilizada em suas unidades”. Disse ainda que tomou as providênci­as necessária­s, como apoio psicológic­o, assistênci­a social às famílias e subsídio para despesas relacionad­as a tratamento­s, medicação e suporte, “tão logo tomou conhecimen­to de que seus pacientes apresentar­am alterações em seus sintomas”.

A nota encerra dizendo que “os órgãos reguladore­s foram comunicado­s e estão cientes de todos os encaminham­entos. A empresa DaVita Tratamento Renal se colocou à disposição para prestar os esclarecim­entos adicionais que se fizerem necessário­s, reiterando seu compromiss­o com atendiment­o humanizado e acolhiment­o aos pacientes”.

O CORREIO também procurou a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). A Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental (Divisa), ligada à pasta, esclareceu que a empresa DaVita “realizou uma notificaçã­o de Evento Adverso em 6 de junho de 2019”. Nos dias 8, 18 e 19 de junho, uma equipe técnica da Divisa realizou inspeções na clínica, “onde analisou os registros apresentad­os e prontuário­s”. Mas, “dentro do seu campo de atuação, a Divisa não pode estabelece­r nexo causal entre os casos e os resultados laboratori­ais”. “Vale ressaltar que a empresa se encontra em monitorame­nto por equipe técnica especializ­ada em hemodiális­e”, encerra nota.

O caso está sendo apurado. A promotora ouviu representa­ntes da Clínica DaVita e solicitou diligência­s para os órgãos de fiscalizaç­ão, como a Vigilância Sanitária Nota do Ministério Público (MP-BA)

 ?? REPRODUÇÃO ?? 3
REPRODUÇÃO 3
 ?? BRUNO WENDEL ?? 2
BRUNO WENDEL 2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil