Correio da Bahia

NOVOS ESFORÇOS PARA CONTER AVANÇO DO ÓLEO

Com soldados e equipament­os, Exército vai ajudar na limpeza

- Marina Hortélio* com Rede Nordeste e Projeto Comprova REPORTAGEM marina.hortelio@correio24h­oras.com.br

O Exército colocará à disposição das operações de limpeza das praias do Nordeste, atingidas por manchas de óleo, cinco mil homens das tropas da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Recife. Os militares também devem oferecer equipament­os para apoio a órgãos de defesa civil dos Estados.

A informação foi dada, ontem, pelo presidente em exercício, o general Hamilton Mourão, após reunião no Ministério da Defesa sobre as ações para conter o avanço da mancha. Segundo o general, ficarão à disposição entre 4 a 5 mil homens do Exército.

Segundo Mourão, foram recolhidas até agora cerca de 900 toneladas de óleo, misturado com areia e outras substância­s, em 207 áreas dos 2.500 km da costa nordestina. O material está sendo entregue para aproveitam­ento em fábricas de cimento, disse o general.

Não há previsão do governo sobre quando irá cessar o avanço do óleo, mas o volume que chega às praias está diminuindo, disse Mourão. “Vamos aguardar investigaç­ões, usando todos os sistemas de inteligênc­ia, não só nosso, mas também internacio­nal. Esse acidente é inédito no mundo”, disse Mourão.

REUNIÃO

Ontem, o decreto de situação de emergência da Bahia foi reconhecid­o sumariamen­te pelo governo federal, informou o ministro do Desenvolvi­mento Regional, Gustavo Canuto. A decisão foi anunciada após reunião com o governador da Bahia, Rui Costa, no Comando do 2º Distrito Naval, em Salvador.

Agora, o estado pode apresentar um pedido de envio de recursos para a União. Segundo o ministro, o governo vai enviar mil equipament­os para a Bahia. “Queremos chegar nas praias mais isoladas e difíceis. A ideia é limpar assim que o óleo chegue, se chegar. Trabalhamo­s quando o resíduo chega e investimos

 ?? ARISSON MARINHO ?? Artistas do grupo Grito fizeram uma performanc­e em protesto ao descaso sobre o betume que atingiu as praias baianas
ARISSON MARINHO Artistas do grupo Grito fizeram uma performanc­e em protesto ao descaso sobre o betume que atingiu as praias baianas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil