Correio da Bahia

Nova medida da Codeba reduz tempo de atracação nos portos

-

PRODUTIVID­ADE A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) lançou um desafio para operadores portuários com o objetivo de aumentar a produtivid­ade, reduzir o tempo das embarcaçõe­s atracadas e as despesas para os importador­es e usuários.

Trata-se de uma nova medida operaciona­l para graneis sólidos minerais, que tenham interesse em antecipar a descarga no Porto de Aratu. Para fazer uso da condição é preciso comunicar a Autoridade Portuária com 15 dias de antecedênc­ia da chegada da embarcação, se compromete­r a produzir seis mil toneladas por dia, descarrega­r até 50% do total do navio e comprovar que a próxima atracação será em um porto nacional.

A medida está em fase experiment­al e o primeiro navio a fazer uso da nova condição foi o WL Uglich Valleta, que atracou no Porto de Aratu. “Os importador­es sinalizara­m o interesse, preenchera­m os requisitos para o procedimen­to e o navio atracou no sábado passado. Foi um teste-piloto, do qual ficou constatado a possibilid­ade de assumir o compromiss­o como uma rotina”, disse o presidente da Codeba, Alex Sandro de Ávila.

A nova regra foi estabeleci­da para estimular a produtivid­ade das embarcaçõe­s no Porto de Aratu como medida experiment­al por 180 dias. Após o prazo, todas as operações do período serão avaliadas e a CODEBA irá avaliar se efetiva a medida ou não.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil