Correio da Bahia

Selo João Ubaldo lança oito livros

- *COM SUPERVISÃO DA CHEFE DE REPORTAGEM PERLA RIBEIRO

LITERATURA Aconteceu na noite de ontem o lançamento da segunda coleção do Selo João Ubaldo Ribeiro, que premiou oito escritores baianos com a publicação de seus livros. Os participan­tes do projeto participar­am da cerimônia na nova sede da Fundação Gregório de Mattos, na Barroquinh­a.

Para Fernando Guerreiro, diretor da instituiçã­o, o grande intuito dessa premiação é valorizar os dois principais braços da literatura: a publicação e a leitura. “As pessoas precisam ter acesso aos livros e os autores precisam publicar. Então o Selo junta essas duas coisas, democratiz­ando o acesso a essas obras”, disse Guerreiro. Os livros serão distribuíd­os, gratuitame­nte para biblioteca­s e escolas.

Referência na literatura, João Ubaldo Ribeiro (1941-2014) batiza o projeto e é uma das referência­s para quem participa da seleção, como lembra Adelice Souza, autora do livro de contos Álbum Fabuloso. “Dar continuida­de a essa literatura baiana e fazer parte do selo é levar o nome dele. E saber que nossos livros vão ser lidos é o ponto mais positivo desse prêmio”, afirmou a escritora.

Marcado pela pluralidad­e de gêneros, que engloba da HQ O Bicho que Chegou a Feira, de Marcelo Lima, ao drama Céu de Maracangal­ha, de Luciana Comin, o processo de escrita e inscrição no edital é como criar um filho, brincou Marcus Vinícius Rodrigues, autor do livro de poemas Manual Para a Composição de Vitrais: “Lançar um livro é sempre uma alegria, independen­te de como tenha sido esse processo ou que tenha acontecido no caminho”.

Completam a lista O Preferido de Exu, de Antônio Farias, A Paixão dos Suicidas, de Nívia Vasconcelo­s, Janelas Abertas, de Gilka Bandeira, e a obra infantil Kanoni, de Carla Pinto. No fim da cerimônia, foi anunciada a abertura das inscrições para o terceiro ano do Selo a partir de hoje, no site seloano3.ba. gov.br.

Luciana Comin Céu de Maracangal­ha (drama)

Gilka Bandeira Janelas Abertas (crônica)

Carla Pinto Kanoni (infantil)

Adelice Souza Álbum Fabuloso (contos)

Nívia Maria Vasconcell­os A Paixão dos Suicidas

Antônio Farias de Oliveira Júnior O Preferido de Exu (romance)

Marcus Vinícius Rodrigues Manual Para a Composição de Vitrais (poemas)

Marcelo Lima O Bicho que Chegou a Feira

a aparição das primeiras manchas, no início de setembro. “O efetivo foi colocado a disposição de imediato, o governo foi muito ágil em colocar em execução o decreto que já existe que é o Plano Nacional de Contingênc­ia”, revelou.

Segundo Azevedo e Lima, a operação - liderada pela Marinha - funciona em três frentes de trabalho: a contenção, a investigaç­ão e o controle de danos nas praias atingidas. O ministro ainda apontou para uma preocupaçã­o com a economia do Nordeste devido aos impactos no setor turístico.

O vice-governador da Bahia, João Leão, informou que a Neoenergia vai doar mil kits para auxiliar os voluntário­s na limpeza das praias atingidas na Bahia.

Antes de comparecer à reunião no GAA, o ministro da Defesa se encontrou com o prefeito ACM Neto. Os gestores debateram as ações de limpeza das manchas de petróleo nas praias. Durante a conversa, as autoridade­s reafirmara­m o compromiss­o de atuar em conjunto para a continuida­de da operação. “Essa disposição da pasta de dar todo o suporte e apoio no litoral baiano para enfrentar essa crise é muito importante”, pontuou ACM Neto.

 ?? BETTO JR. / CORREIO ?? Luciana Comin, Gilka Bandeira, Carla Pinto, Adelice Souza, Nívia Vasconcell­os, Antônio Farias e Marcos Vinícius
BETTO JR. / CORREIO Luciana Comin, Gilka Bandeira, Carla Pinto, Adelice Souza, Nívia Vasconcell­os, Antônio Farias e Marcos Vinícius

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil