Correio da Bahia

Pequeno produtor sofre com a crise

-

em um mês, 300 kg. É claro que isso não resolve o problema, mas, pelo menos, tem ajudado de alguma forma”, contou Ferreira.

Além de Salvador, os pequenos agricultor­es da Chapada têm negócios também com Feira, Barreiras, Itaberaba, Recife e Petrolina, mas todas estão paralisada­s pela pandemia. O sistema de delivery criado para lidar com a crise enfrenta dificuldad­es de logística, falta pessoal e não é possível atender todos os bairros da capital, mas está funcionand­o. Agora, os produtores de morango da Chapada estão buscando parceria com outros produtores de frutas e até de chocolate. O objetivo é montar cestas para comerciali­zar na semana do Dia dos Namorados.

Quem compra dos pequenos produtores também sentiu os efeitos da pandemia. Segundo o diretor do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), Rafael Teixeira, a queda na venda do insumo em março foi tão grande que alguns laticínios dispensara­m os produtores e suspendera­masativida­des.Osindicato não soube precisar quantas empresas fecharam as portas, mas disse que o cenário foi tenso. “Muitos laticínios atuam com merenda escolar, restaurant­es, hotéis e programas federais de distribuiç­ão de leite. Todos esses setores foram impactados pela pandemia. Então, muitos dispensara­m seus fornecedor­es ou avisaram para eles que precisaria­m reduzir a produção. Foi um momento complicado”, diz.

A meta prevista é financiar 300 propostas, cada uma no valor de até R$ 50 mil. Cada projeto deve ter entre 20 e 40 beneficiár­ios e estar relacionad­o à produção, comerciali­zação e ao consumo de alimentos saudáveis. A estimativa do governo é de que 10 mil famílias sejam beneficiad­as.

Os interessad­os deverão encaminhar proposta elaborada com o apoio de uma instituiçã­o de assistênci­a técnica e extensão rural (Ater), ou uma secretaria municipal de agricultur­a ou desenvolvi­mento rural, consórcio públicos territoria­l, que ofertem esses serviços de assistênci­a técnica. O objetivo é garantir uma rápida implementa­ção dos investimen­tos e o acompanham­ento técnico posterior.

 ?? ANTÔNIO GILSON DIAS/DIVULGAÇÃO ?? Pandemia do novo coronavíru­s tem tido forte impacto nos negócios do setor rural de todo o país
ANTÔNIO GILSON DIAS/DIVULGAÇÃO Pandemia do novo coronavíru­s tem tido forte impacto nos negócios do setor rural de todo o país
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil