Correio da Bahia

Governo reage a ordem do STF

-

sanfona: “Queria algo diferente e tirei a sanfona. A guitarra acabou fazendo o papel dela e deu um toque de rock ao disco”.

Gravado no estúdio dentro de sua casa, como todos os outros 99 álbuns do projeto, o lançamento exigiu de Luiz um empenho ainda maior que nos outros trabalhos, afinal, durante a quarentena, ele se isolou e não pôde contar com a atuação de técnicos ou instrument­istas.

“Antes, eu não mexia muito na parte da gravação. Mas agora, como estou sozinho, tenho gravado tudo como técnico. Não sou um grande técnico, mas tenho sensibilid­ade auditiva e foi uma experiênci­a ótima. Neste momento tão duro, me sinto privilegia­do”. Somente a mixagem e a masterizaç­ão foram “terceiriza­das” e ficaram a cargo de Marcelo Machado.

Os discos temáticos mensais começaram em janeiro de 2013, quando Luiz lançou Apopod'le, com sonoridade afro. De lá até junho deste ano, são 90 meses e 90 álbuns. Acontece que em 2010 ele já havia lançado outros dez discos, que saíram em formato físico num box. Mas, ainda antes, em 2004, surgiu o que pode ser considerad­o o embrião disso tudo: o CD Melosofia, uma parceria com o jornalista e compositor César Rasec.

Nele, cada uma das canções homenageav­a um filósofo. “Platão, por exemplo, ganhou um baião e Nietzsche, um rock”. Esse álbum, para azar dos curiosos, não está disponível para download no site de Luiz nem nas plataforma­s de música.

Em 2013, três anos após o lançamento do box, o cantor mergulhou de vez na ideia de lançar um álbum por mês até o fim daquele ano. Teve forró, dance, reggae e até heavy metal. Esse último, cantando em bom português, como faz questão de destacar o cantor e compositor.

E a coisa foi tão prazerosa que Luiz não parou mais. O estúdio, em sua casa no Caminho das Árvores, funciona quase exclusivam­ente para o projeto, que já resultou em mais de mil canções, já que cada disco tem ao menos dez faixas.

E Luiz não para: calcula ter uns três ou quatro já gravados, que devem sair ainda neste ano. E a facilidade para compor canções de diversos gêneros está em sua formação como músico: “Minha carreira começou em bandas de baile. Então, numa mesma noite eu começava tocando Emerson, Lake and Palmer, para depois partir pro Pink Floyd. E terminava em samba, com Martinho da Vila”.

Heavy Metal (2013) O gênero está representa­do pelo álbum Antídoto. “Esse disco teve produção de André T. e ele conseguiu músicos bem bacanas, como Marcelo Brasil. O pessoal do rock, como Tico Santa Cruz (Detonautas) e Andreas Kisser (Sepultura), falou bem do disco. Cantei metal em português e posso dizer que aquilo foi uma ousadia muito grande”, diz Luiz.

Tango (2015) O título do álbum, Meu Bandoneón, faz referência ao principal instrument­o usado no tango, ritmo típico da Argentina. “Um de meus filhos vive na Argentina, onde foi fazer cinema. E o disco acabou nascendo de uma conversa que tive com ele. Considero um álbum bem ousado, porque faz referência a um ritmo que é bem representa­tivo para um país”, diz o cantor.

Bossa Nova (2016) “A Bossa Nova representa muito para o Brasil. Nem os Novos Baianos seriam o que são se não fosse a bossa. Seria apenas mais uma boa banda de rock. O que a bossa tem de especial é sair da mesmice harmônica. E eu, como sou violonista, se não soubesse bossa, estaria perdido”. Luiz ainda lançou mais dois álbuns dedicados ao gênero.

Novo Mundo Joaquim fala de Domitila para Anna. Thomas incentiva Domitila a falar mal de Bonifácio para Dom Pedro. Ferdinando não se conforma de perder toda a sua pesquisa para os índios. Anna afirma a Joaquim que descobrirá toda a verdade sobre Thomas. Cecília não consegue terminar seu romance com Libério. Anna descobre onde Thomas esconde a chave de uma gaveta em seu escritório. Dom Pedro não comparece ao encontro com Domitila. Licurgo procura por Germana. Diara e Wolfgang libertam as pessoas escravizad­as por Sebastião. Anna descobre que Thomas foi marujo de seu pai.

Totalmente Demais Arthur alerta Jonatas sobre a prova de Eliza. Zé Pedro avisa a Lili que é possível que Fabinho responda ao processo em liberdade. Maristela conta a Rosângela que vai se casar com Florisval. Natasha revela a Pietro que Arthur não pode ter filhos porque fez um procedimen­to médico. Jonatas leva Eliza ao local de sua prova, e a modelo pede desculpas a Arthur pelo atraso. Germano decide recontrata­r Jonatas. Stelinha afirma a Arthur que eles precisam separar Eliza de Jonatas.

Fina Estampa Tereza Cristina tem um ataque de fúria ao ver a foto de Renê e Griselda. Esther e Amália se tornam sócias da loja de cosméticos. Rafael pede demissão e alerta Juan sobre Zuleika. Pereirinha convence Teodora a aceitar o emprego no hotel se quiser ficar com Quinzinho. Renê Junior ouve Crô dizer que seus pais irão se separar e liga para Patrícia. Tereza Cristina chega ao Le Velmont e avisa aos funcionári­os que o restaurant­e será fechado.

 ?? ISAC NÓBREGA/PR ?? Ministro da Justiça, André Mendonça, anunciou que ingressou com um habeas corpus em favor do ministro da Educação, Abraham Weintraub
ISAC NÓBREGA/PR Ministro da Justiça, André Mendonça, anunciou que ingressou com um habeas corpus em favor do ministro da Educação, Abraham Weintraub
 ?? FOTOS REPRODUÇÃO ??
FOTOS REPRODUÇÃO
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil