Correio da Bahia

DIVÓRCIOS NA BAHIA

-

Dividir tarefas domésticas, perder a privacidad­e e conviver sob o mesmo teto sem poder sair de casa são algumas das situações impostas durante a pandemia a alguns casais, que já não conseguem continuar na relação. Dados do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), obtidos com exclusivid­ade pelo CORREIO, revelam um aumento de 40% no número de divórcios na Bahia, entre e junho deste ano.

O cenário, contudo, é diferente, quando comparamos os meses de março a junho de 2020 com o mesmo período do ano passado: há uma queda de 57%. A baixa na comparação com os números de 2019 pode esconder um pouco a realidade, uma vez que houve aumento na procura pelo serviço neste último mês da pandemia e, principalm­ente, pela dificuldad­e de acesso ao poder judiciário durante o isolamento.

Especialis­tas em Direito da Família alertam ainda que os casos tendem a aumentar quando acabar a crise do novo coronavíru­s, já que alguns tipos de divórcio exigem a presença do juiz.

A titular do 12º ofício de notas - que é o maior cartório da Bahia, Conceição Gaspar, afirma que o registro de divórcios na unidade aumentou 23% de março a junho deste ano, em relação ao mesmo intervalo de 2019. Destes, 8% foram divórcios virtuais, permitidos desde o início de junho pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A procura tem sido grande e aumentou nos últimos dias com a aplicação do e-notariado, que possibilit­ou que os divórcios sejam feitos por videoconfe­rência e os documentos sejam enviados por e-mail, o que facilita muito a vida da população”, relata a tabeliã, que atua no cartório desde 1998.

2019

2020

TOTAL JULGADOS

TOTAL JULGADOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil