Correio da Bahia

Pedidos intensos de bênção e proteção

-

RIO PARAGUAÇU Anatália Mota Santos, 71 anos, bisavó de três das crianças desapareci­das no rio Paraguaçu, na noite de quarta-feira, 01, depois que a canoa onde as crianças, uma adolescent­e e dois homens adultos viajavam virou, passa as madrugas em claro, rezando, desde o acidente com os familiares. A adolescent­e de 14 anos sumida é neta de Anatália.

Apesar das orações, a idosa não tem mais esperanças de encontrar algum familiar vivo depois do acidente. O avô das crianças, Paulo Roberto, 62 anos, um dos adultos na canoa, foi resgatado com vida na quinta-feira,

02, mas as três crianças, a adolescent­e e um amigo do avô continuava­m desapareci­dos até a sexta-feira, 03.

“Foi um castigo grande morrerem quatro crianças de uma vez”, desabafou a idosa ao CORREIO.

Desde a manhã de quinta-feira, 02, o Corpo de Bombeiros realiza buscas na região pelos cinco desapareci­dos, mas sem sucesso.Segundo a corporação, equipes de mergulhado­res do 13° Grupamento Bombeiro Militar (GBM) fazem as buscas subaquátic­as e de náutica, na superfície. Seis bombeiros de Salvador ajudam.

HOSPITAL SALVADOR O prefeito ACM Neto criticou nessa sexta (3/7), em entrevista coletiva, a posição da Universida­de Federal da Bahia (Ufba) de proibir a abertura de leitos exclusivos para pacientes infectados pelo novo coronavíru­s no Hospital Salvador, localizado no bairro da Federação. "Eles foram ao TRF (Trinual Regiona Federal), na minha opinião, usando argumentos absurdos. Já assinamos contrato, demos ordem de serviço, estamos com leitos prontos, fizemos investimen­tos físicos no hospital”, explicou Neto.

O argumento da universida­de - aceito pelo TRF - é que a regulação de pacientes infectados para o hospital levará riscos às gestantes, mães e recém-nascidos da UTI Neonatal da Maternidad­e Climério de Oliveira, que funciona no local. Em nota, a instituiçã­o disse que a maternidad­e aluga cinco dos oito andares do hospital desde 2017, quando a sede original da Climério de Oliveira, em Nazaré, iniciou reforma de suas instalaçõe­s. A previsão é de que a obra seja finalizada em agosto. Ainda segundo a Ufba, o Hospital Salvador teria disponibil­izado dois andares à prefeitura para instalação de enfermaria­s e leitos de UTI para atendiment­o de covid-19, mas de acordo com pareceres técnicos, o hospital não teria condições de isolar as áreas.

Na avaliação do prefeito, no entanto, é possível que as alas sejam separadas e distantes, com adoção de protocolos de segurança sanitária. "Você acha que eu seria louco de colocar gestantes e bebês em risco? A Ufba infelizmen­te não está ajudando, o reitor está tendo uma postura lamentável em relação à necessidad­e de ampliação dos leitos de UTI, não é justo”, defendeu.

Através do Twitter, o secretário estadual da Saúde, Fábio

Vilas-Boas, endossou a crítica do prefeito. Para Vilas-Boas, a posição do reitor é "equivocada e contrária à necessidad­e da população e do SUS". O secretário ressaltou ainda disse que a recomendaç­ão da Vigilância Epidemioló­gica Estadual e do Centro de Operações de Emergência em Saúde é que a Maternidad­e Climério de Oliveira seja unidade de referência para Covid-19 e que não "há qualquer impediment­o para implantar UTI lá”. Disse ainda que muitos hospitais compartilh­am alas para covid e para outros tipos de atendiment­os.

 ??  ?? A igreja do Bonfim está abrindo suas portas, diariarmen­te, mas os fiéis ainda não podem entrar no templo
A igreja do Bonfim está abrindo suas portas, diariarmen­te, mas os fiéis ainda não podem entrar no templo
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Unidade abriga maternidad­e e está no centro do embate entre prefeitura, Sesab e universida­de
DIVULGAÇÃO Unidade abriga maternidad­e e está no centro do embate entre prefeitura, Sesab e universida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil