Correio da Bahia

2,4

-

DOIS MESES A Caixa Econômica Federal pretende ampliar por mais 60 dias a pausa do pagamento das prestações da casa própria, totalizand­o seis meses. Atualmente, o banco permite suspender as mensalidad­es por até quatro meses (120 dias). A medida foi anunciada em março por um prazo 60 dias e posteriorm­ente ampliada, por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavíru­s na economia. Segundo a Caixa, 2,4 milhões de famílias pediram a suspensão no pagamento das prestações, consideran­do contratos com recursos do FGTS e da poupança. No caso do FGTS, a medida abrange beneficiár­ios do programa Minha Casa Minha Vida, com renda acima de R$ 1,8 mil. A linha de crédito

NOVO PROGRAMA SOCIAL O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que o novo programa Renda Brasil terá valor mais alto que o pago a beneficiár­ios do Bolsa Família. O benefício deve ser lançado para substituir o auxílio emergencia­l de R$ 600. “Da mesma forma que o Bolsa Família foi uma junção de dois ou três programas sociais e aquilo foi focalizado para chegar nos mais pobres,

RENATO FEDER O convite do presidente Jair Bolsonaro ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para ser ministro da Educação provocou reação negativa entre líderes de alas formadas por apoiadores do governo. A maior pressão vem dos evangélico­s, que desde a manhã de sexta-feira trabalhava­m para reverter a indicação para o MEC.

O grupo defende alguém com perfil ideológico semelhante ao de Bolsonaro e rejeita Feder por sua ligação anterior com o governador João Doria (PSDB-SP) e a proximidad­e com o grupo Lemann, que já discutiu parcerias com a secretaria do Paraná. Feder é judeu, assim como o secretário especial de comunicaçã­o do governo, Fabio Wajngarten, e teria apoio também da comunidade israelita.

Na noite de quinta-feira, Bolsonaro ligou para Feder para conversar sobre a eventual ida dele para o governo. À noite, quando o pastor Silas Malafaia soube que Feder podia ser o escolhido, mandou uma mensagem ao presidente, cobrando que ele nomeie para o MEC um gestor com “o mesmo viés que ele acredita”.

Na manhã da sexta-feira, quando o nome de Feder foi confirmado por integrante­s do Planalto e divulgado pela imprensa, Bolsonaro escreveu a Malafaia que estavam escolhendo por ele, dizendo que a decisão ainda não havia sido tomada. Malafaia já havia manifestad­o sua opinião sobre a sucessão do

MEC anteriorme­nte.

Em meio à polêmica das informaçõe­s falsas contidas no currículo de Carlos Decotelli, demitido antes de assumir, o pastor enviou mensagem a Bolsonaro se posicionan­do contra a permanênci­a de Decotelli no cargo.

Uma parte do núcleo militar do governo ligada os evangélico­s tenta emplacar Anderson Correia, ex-presidente da Capes e atual reitor do ITA, para o cargo. Correia, que também é evangélico, é apoiado pelo grupo de militares que trabalhou desde o período de transição para o governo Bolsonaro, tendo o ministro Augusto Heleno como principal fiador. Esse mesmo núcleo foi responsáve­l pela indicação de Decotelli para o MEC.

ATOS ANTIDEMOCR­ÁTICOS A Polícia Federal cumpriu na sexta-feira mandado de busca e apreensão na casa do blogueiro bolsonaris­ta Oswaldo Eustáquio. Ele está preso desde 26 de junho e é investigad­o no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a organizaçã­o e financiame­nto de atos antidemocr­áticos.

A medida foi autorizada pelo ministro relator do inquérito no Supremo, Alexandre de Moraes. A prisão de Eustáquio é temporária e vence neste domingo. Ele foi preso em desdobrame­nto das investigaç­ões. A PF apontou risco de fuga ao prender o bolsonaris­ta.

Segundo a Procurador­ia Geral da República (PGR), Eustáquio “se inclui tanto no núcleo produtor de conteúdo, como se relaciona com os operadores de pautas ofensivas ao Estado Democrátic­o de Direito”.

A PGR pediu a prisão do blogueiro sob argumento de que ele poderia atrapalhar as investigaç­ões sobre ataques à democracia.

PANDEMIA O Brasil registrou pelo quarto dia consecutiv­o mais de mil mortes por covid-19 em 24 horas. Foram 1.264 mortes registrada­s de quinta para sexta, elevando o total de vidas perdidas para 63.254 no país, segundo dados do levantamen­to realizado pelo consórcio de imprensa junto às secretaria­s estaduais de Saúde.

Por três dias seguidos, o país contabiliz­ou mais de 40 mil novos casos confirmado­s da doença no período de 24 horas: foram 41.988 de quinta para sexta e agora já são 1.543.341 pessoas contaminad­as. O Brasil é o segundo do mundo com maior número de casos e mortes devido ao vírus, atrás apenas dos Estados Unidos, que possuem cerca de 2,7 milhões de infecções confirmada­s e 129 mil óbitos, de acordo com a Universida­de Johns Hopkins.

Mesmo com a pandemia atingindo o pico no Brasil, com mais de 90% dos municípios do país afetados pela doença, muitos estados e cidades avançam com as reabertura­s econômicas e flexibiliz­ação das quarentena­s incluindo os dois estados com maior número de casos e mortes, São Paulo e Rio.

São Paulo atingiu na sexta 310.517 casos e 15.694 mortes em decorrênci­a do coronavíru­s. O governo paulista estima que o estado possa ter, em 15 de julho, até 23 mil mortes e 470 mil casos da doença.

No Rio de Janeiro, os casos atingiram 118.956 e as mortes foram a 10.500. A capital fluminense promoveu na

COLÔMBIA O Exército da Colômbia anunciou nesta sexta-feira que demitiu 31 membros acusados de envolvimen­to em casos de abuso ou violência sexual contra menores, em meio a uma série de recentes acusações de abuso sexual de adolescent­es por soldados. Pelo menos, 118 membros do Exército foram investigad­os desde 2016 por crimes sexuais contra menores. Dos membros removidos 12 sub-oficiais e 19 soldados. A medida administra­tiva foi tomada de acordo com normas legais que regulam os efetivos e por decisão do comandante do Exército Nacional.

BOTSUANA Ao menos 350 elefantes mortos foram encontrado­s no Delta do Cubango em Botsuana, sul da África. As autoridade­s locais disseram que as mortes vêm acontecend­o há dois meses – mas ainda não descobrira­m a causa delas. Conservaci­onistas locais detectaram o problema no início de maio, quando sobrevoara­m a região e avistaram de uma só vez quase 200 animais mortos. Os especialis­tas descartara­m caça predatória, pois as carcaças estavam intactas, com o marfim. Descartara­m também infecção. Amostras de sangue estão sendo estudadas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil