Correio da Bahia

De fora pra dentro

-

O interior baiano pode se tornar o grande entrave para a reabertura gradativa de atividades suspensas em Salvador durante a pandemia, anunciada ontem pelo governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM). Levantamen­to obtido pela Satélite aponta que, apenas nas Unidades de Pronto Atendiment­o da capital, 686 pacientes de outras cidades do estado deram entrada com covid-19 do início de maio até 15 de junho. O número atual deve ser bem maior, já que a conta não inclui o saldo do período junino, quando há um alto fluxo nas demais regiões da Bahia. Como o plano de retomada dependerá basicament­e da redução na taxa de leitos ocupados, a demanda extra gerada por pessoas do interior que buscam tratamento contra a doença em Salvador tende a atrasar o processo.

Em relação aos municípios dos pacientes de fora atendidos nas UPAs da capital, os da Região Metropolit­ana respondem pela maioria dos casos. Lauro de Freitas, sozinha, soma 323 registros, quase metade do volume vindo do interior.

EM JUNHO O setor hoteleiro continua com baixas taxas de ocupação nos poucos hotéis abertos em Salvador. Um levantamen­to feito pela Pesquisa Conjuntura­l de Desempenho (Taxinfo), realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) – seções Bahia e Brasil – mostrou os índices do mês de junho: a taxa média de ocupação ficou em 19,06% e a diária média em R$ 202,42.

Se comparado ao mês de maio, junho teve melhora na taxa de ocupação, que antes estava em 15,46%, mas a diária média caiu - no mês anterior, estava em R$ 210,88.

O cenário do setor é justificad­o pela crise provocada pelo novo coronavíru­s e pela queda no número de voos em operação, meio de transporte considerad­o fundamenta­l para o turismo em Salvador. Além disso, pesam o receio da contaminaç­ão e o fechamento de pontos turísticos, bares e restaurant­es, o que faz cair drasticame­nte a procura pelos serviços de turismo e hotelaria.

Nos primeiros cinco meses de 2020, o número de passageiro­s no aeroporto de Salvador caiu 36% em relação ao ano passado. Em 2019, de janeiro a maio eram 3.087.047 visitantes, contra 1.979.722 neste ano. Os dados

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil