Correio da Bahia

Veja como vai ser a retomada econômica

-

Primeira fase Será acionada quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI ficar abaixo de 75%. O que abre: shopping. comércio de rua acima de 200 m², templos religiosos e igrejas e drive in.

Segunda fase Será acionada quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI ficar abaixo de 70%. O que abre: acedemias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonete­s, bares e restaurant­es.

terceita fase Será acionada quando a taxa de ocupação dos leitos de UTI for menos menor do que 60%. O que abre: parques de diversões e parques temáticos, teatros, cinemas e demais casas de espetáculo­s, clubes sociais, recreativo­s e esportivos e centros de eventos e convenções.

Regras gerais do protocolo Manter distância mínima de 1,5m entre qualquer pessoa; Demarcar no chão as posições de fila e assentos de espera/atendiment­o; Limitação de acesso aos elevadores a 30% da capacidade; Disponibil­izar kit completo para higienizaç­ão nos banheiros, dentre outras

chamou atenção para outro ponto.

“Estamos há mais de 30 dias mantendo um padrão de cresciment­o no número de casos que tende à estabiliza­ção na Bahia. O problema é que estamos em um patamar muito alto, apesar da taxa de contaminaç­ão estar baixa, ainda não entramos em uma curva de declínio dos casos absolutos e de óbitos, ainda não houve retração expressiva da demanda de leitos. Precisamos que a pessoas sejam consciente­s, usem a máscara, respeitem o isolamento e procurem o serviço médico antes que o caso se agrave a ponto de precisarem de um leito de UTI”, afirmou.

O governador Rui Costa falou também sobre o impacto das aglomeraçõ­es durante as festas juninas. Segundo ele, em 20 cidades, o aumento no número de casos foi de 100%, e outros 30 municípios tiveram cresciment­o de até 60% na quantidade de doentes.

“As pessoas que se encontrara­m em suas casas, em seus sítios e comunidade­s, para fazer algum tipo de confratern­ização em família, e tiveram contato com alguém contaminad­o, logo apareceram contaminad­as. Então, tivemos cresciment­o de casos em muitas cidades da Bahia, algumas com taxas bastante expressiva­s. Isso não foi suficiente, felizmente, para mudar a média estadual, mas impactou a realidade de muitos municípios”, disse o governador.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil