Correio da Bahia

A Sapucaí se rende à alegria do caçador

-

livro é um convite pra esse resgate de quem somos e um guia para descobrirm­os o que nos move para fazer a diferença no mundo através da nossa existência.

O que é propósito?

Propósito é amor em movimento. Todos nós temos a necessidad­e psicológic­a de evoluir e servir. Crescer e contribuir. O altruísmo faz parte da nossa natureza. Está no nosso DNA. O amor reside em nossas células. E colocar este amor em movimento através dos nossos talentos é o que dá sentido à nossa vida. Perceba que o sol não se auto ilumina. Um pé de goiaba não come suas próprias goiabas. Nosso propósito é nossa razão de ser, o que nos traz motivação pra levantar da cama e superar os desafios para deixar nossa marca no mundo.

Como o propósito pode ajudar o empreended­or? Começar um negócio sem propósito é como começar uma casa sem fundação. Qualquer ventania forte vai derrubar o negócio, assim como derrubaria a casa. O propósito é a grande motivação do negócio, representa a diferença que o negócio faz no mundo. O sentido mais profundo por trás da existência do negócio. Um empreended­or que tem um propósito claro e transforma o seu negócio em uma expressão desse propósito se torna mais motivado, engajado e produtivo.

Seu trabalho de conclusão de curso foi sobre capitalism­o consciente. A que conclusões você chegou?

A principal conclusão foi: entre mudar o mundo e ganhar dinheiro, é possível ficar com os dois. Negócios consciente­s são ferramenta­s de transforma­ção do mundo e ainda são bem remunerado­s por isso. Não tem problema buscar o lucro. O lucro é ótimo. Com ele, podemos reinvestir em recursos para ampliar nosso legado. O problema é buscar apenas o lucro. Uma empresa que busca apenas o lucro é uma empresa tóxica para a sociedade. Tem empresa que é tão pobre que só tem dinheiro. Não adianta ter dinheiro no caixa e tratar mal os colaborado­res ou pressionar fornecedor­es de forma injusta. Uma das grandes conclusões foi: ou seu negócio soma, ou seu negócio some. A sociedade não tem mais espaço pra empresas que buscam apenas o capital financeiro e desprezam seu papel social.

A Euzaria, de que você é sócio, se destaca por algumas ações sociais. Que ações são essas? Que retorno essas ações podem dar a uma empresa?

A Euzaria é um grande case do empreended­orismo consciente. Para cada produto vendido, a Euzaria contribui com um dia de aula de um jovem protagonis­ta do Instituto Aliança, em Simões Filho. Basicament­e, toda venda gera uma doação para que o jovem tenha acesso a este dia de aula dentro do projeto. O recurso é destinado a alimentaçã­o, transporte, material didático e infraestru­tura, que são elementos básicos. Já foram centenas de famílias impactadas positivame­nte pela iniciativa e dezenas de milhares de reais direcionad­os pro projeto. É uma marca que decidiu deixar uma marca no mundo.

 ?? MARINA SILVA/ARQUIVO CORREIO* ?? Mãe Stella tem legado religioso, intelectua­l e de filantropi­a para o samba-enredo da Porto da Pedra
MARINA SILVA/ARQUIVO CORREIO* Mãe Stella tem legado religioso, intelectua­l e de filantropi­a para o samba-enredo da Porto da Pedra
 ?? MARCELO MORAES/DIVULGAÇÃO ??
MARCELO MORAES/DIVULGAÇÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil