Correio da Bahia

Trio com ‘cinema ambulante’ no Carnaval

-

SEMANA ACM Com a pandemia da covid-19 sem prazo para acabar, o Carnaval de Salvador em 2021 ainda é uma incógnita. O prefeito da capital baiana, ACM Neto, ainda não definiu a data da festa e o mais provável é que ela seja adiada para o segundo semestre do ano que vem.

Pensando nisso, gestores e produtores culturais buscam outros formatos, como a possibilid­ade de pulverizar o Carnaval pelos bairros e até colocar um trio elétrico para contar a história da folia em telas em LED, uma espécie de “cinema ambulante”.

As ideias inovadoras surgiram através do debate Do Carnaval aos Museus: Como Promover Cultura nos Centros Históricos e Arredores, realizado pelo Instituto ACM na manhã de ontem, pelo YouTube. O seminário virtual faz parte da Semana ACM de Ação, Cidadania e Memória, que tem apoio da Rede Bahia. Na quarta, o debate sugeriu o reconhecim­ento de Salvador como capital histórica pela União. O último painel, com o tema O Novo Planejamen­to para o Turismo nos Centros Históricos, será hoje, às 10h.

A proposta do ‘cinema ambulante’ veio do arquiteto e designer Gringo Cardia, curador da Casa do Carnaval. Ele sugere que o material exposto no museu, fechado devido à pandemia, seja mostrado nas ruas através de um trio elétrico, que transmitir­ia os vídeos por uma tela em LED. “A gente tem um material tão rico na Casa do Carnaval que poderia ser espalhado pelos bairros da cidade”, projetou Cardia.

O gestor cultural e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, acredita que é preciso aceitar que o Carnaval não tem como ser na mesma configuraç­ão. “Quem sabe isso não vai abrir um pouco a gente parar de colocar o Carnaval como elemento principal da cidade. Tem um peso em cima do Carnaval ainda excessivo”, pontuou.

O webinar contou ainda com a participaç­ão da diretora de Economia e Inovação da Prefeitura de Lisboa, Branca Neves e do antropólog­o e escritor Antônio Risério. A mediação do debate ficou com o ator, diretor e apresentad­or de TV Aldri Anunciação. REVEJA OS DEBATES EM WWW.CORREIO24H­ORAS.COM.BR.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Debate aconteceu no segundo dia do evento, que tem transmissã­o através do YouTube e termina hoje
REPRODUÇÃO Debate aconteceu no segundo dia do evento, que tem transmissã­o através do YouTube e termina hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil