Correio da Bahia

Senar formou cerca de 130 mil pessoas gratuitame­nte na Bahia

-

AGRICULTUR­A Em cresciment­o, mesmo no atual cenário de crise econômica no Brasil, a agricultur­a tem espaço para profission­ais bem preparados. E, em tempos de desemprego elevado, o que torna a notícia ainda melhor é que o Senar, braço do Sistema S ligado à atividade agropecuár­ia, oferece os seus cursos gratuitame­nte na Bahia.

As oportunida­des e os desafios que existem no setor foram apresentad­as pelo empresário Humberto Miranda, presidente da Federação da Agricultur­a e Pecuária da Bahia (Faeb) na live Política & Economia, apresentad­a pelo jornalista Donaldson Gomes.

Em 2019 o Senar capacitou na Bahia aproximada­mente 130 mil pessoas no ano passado. Segundo ele, em mais de 300 dos 417 municípios baianos existe algum tipo de ação de capacitaçã­o do sistema de formação de mão de obra.

“Eu fui criado em um tempo que os pais diziam 'estude para não ter que voltar para a roça'. Hoje em dia o que se diz é 'estude se quiser voltar para a roça'. Tem que ter conhecimen­to e sabedoria”, afirma. Hoje em dia, a atividade exige profission­ais com boa formação.

Segundo ele, as oportunida­des criadas no campo tem promovido migrações reversas, inclusive na Bahia. “O setor hoje absorve profissões como programado­r, advogados, entre outras profissões que antes eram vistas como urbanas”, destaca. “Temos hoje a agricultur­a 4.0, já se fala na 5.0, com tudo tecnificad­o”.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Humberto Miranda fala sobre potencial do campo
REPRODUÇÃO Humberto Miranda fala sobre potencial do campo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil