Correio da Bahia

Onze são presos em Alagoinhas

-

Alagoinhas está na rota de criminosos que gostam de roubar instituiçõ­es financeira­s. Foi lá onde onze integrante­s de um grupo criminoso foram presos por equipes da Departamen­to de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil. Outras três ordens judiciais foram cumpridas no Complexo Penitenciá­rio de Mata Escura e no Conjunto Penal de Lauro de Freitas.

Batizada de operação Rursus, a investigaç­ão chefiada pela Draco prendeu uma organizaçã­o criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e roubos a bancos.

Chefe da investigaç­ão, a delegada Andrea Ribeiro disse ao CORREIO que a Polícia Civil estava investigan­do a quadrilha há cerca de 1 ano e 7 meses e que, no decorrer do inquérito, descobriu os outros crimes, para além do tráfico de drogas, praticados pela quadrilha.

“Começamos com esse foco mas no curso disso percebemos que eles não estavam envolvidos somente neste delito, mas também com roubos a instituiçõ­es financeira­s, casas lotéricas no município de Alagoinhas e adjacência­s. Eles atuavam muito no entorno como Catu, Pojuca e regiões próximas a Alagoinhas”, disse a delegada.

Os três detentos envolvidos com a quadrilha eram lideranças da facção sediada em Alagoinhas. Eram eles quem determinav­am crimes e gerenciava­m a venda de drogas, através de troca de mensagens e ligações telefônica­s.

Questionad­a sobre se era possível determinar que os detentos tiveram acesso a celulares em pleno cárcere, a delegada afirmou que não era possível confirmar essa informação e que a capilarida­de dos bandidos passava também por visitas, que serviam como ‘telefone sem fio’ para o restante dos comparsas.

Em Algoinhas, as equipes policiais cumpriram mandados nos bairros de Conjunto Nunce Pereira, conhecido por B13, Feiticeira, Alecrim e Barreiro.

“Não houve resistênci­a durante a prisão. Essa é a importânci­a de fazer uma investigaç­ão focada em elementos probatório­s consistent­es. As informaçõe­s foram buscadas em campo, com inteligênc­ia e colaborado­res. De forma que quando deflagramo­s a operação estava tudo muito redondinho”, afirmou Andrea.

Com um dos alvos foram apreendido­s um revólver calibre 38 e munições, além de porções de entorpecen­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil