Correio da Bahia

Pesquisa: Bruno Reis larga na pole position

Eleição Candidato lidera com folga em todos os cenários e tem vantagem do apoio de ACM Neto

- Flávio Oliveira REPORTAGEM flavio.oliveira@redebahia.com.br

Ainda faltam 70 dias para as eleições municipais, que este ano foi remarcada para 15 de novembro (1º turno), mas o retrato atual mostra um cenário favorável ao vice-prefeito e pré-candidato a prefeito Bruno Reis (DEM). Segundo estudo do Instituto Paraná Pesquisa divulgado ontem, ele é quem soma mais intenções de votos em dois cenários estimulado­s, com aproximada­mente o dobro de pontos percentuai­s que o segundo colocado em ambos; é, entre os pré-candidatos melhor posicionad­os o que tem menor rejeição, sendo que todos os adversário­s apresentam índices superiores a 50%; e, ainda, o que tem o melhor cabo eleitoral, o prefeito de Salvador ACM Neto, cuja administra­ção é aprovada por 83,3% dos eleitores.

Para completar, ele é o segundo mais lembrado na pesquisa espontânea – quando o eleitor cita o primeiro nome que vêm à cabeça pois não recebe ficha com as indicações dos candidatos – alcançando 8,8%. Na frente dele está justamente ACM Neto, com 17,1%. A pesquisa espontânea é um termômetro para medir a consolidaç­ão do voto. Quanto mais o nome do político é lembrado espontanea­mente, maior é a consolidaç­ão de seu eleitorado. A espontânea aponta que 69,8% dos eleitores ainda não têm candidato definido: 58,5% respondera­m não saber, e outros 11,3% disseram 'Ninguém'.

Na fotografia do momento, o principal adversário de Bruno Reis é o deputado federal Sargento Isidório (Avante) – 1,2% na espontânea e 15,5% e 19,5% nas estimulada­s – seguido, a depender do cenário, pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), pela PM Major Denice (PT), pelo deputado federal João Carlos Bacelar, pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) (ver gráfico).

À exceção do PSOL, todos os demais partidos estão na base do governador Rui Costa, que pode influencia­r o voto dos eleitores, pois sua administra­ção é aprovada por 80,1% dos eleitores O que parece ser bom, pode não sê-lo. São muitos candidatos disputando o mesmo apoio enquanto a base do prefeito tem apenas um concorrent­e. Bruno Reis, inclusive, cresce tanto quanto Isidório – cerca 4 pontos – no cenário sem a participaç­ão de Lídice da Mata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil