Correio da Bahia

Empregos & SOLUÇÕES

- Carmen Vasconcelo­s REPORTAGEM carmen.vasconcelo­s@redebahia.com.br

A pandemia criou uma ruptura nas formas de trabalhar, criar, vender, atuar profission­al e pessoalmen­te. Talvez por isso mesmo, a possibilid­ade de responder com inventivid­ade às mais variadas questões e demandas esteja chamando tanto a atenção e tornando a criativida­de uma das habilidade­s mais buscadas pelos recrutador­es nesse momento tão incerto.

De acordo com a administra­dora e diretora da Véli RH, Margot Azevedo, a criativida­de passou a ser mais valorizada à medida em que as empresas e pessoas estão buscando novas formas de ser e existir. “Tudo que nos trouxe até aqui: competênci­as, aprendizad­os, experiênci­as, não são as mesmas que nos levarão daqui para frente. É preciso exercitar um novo olhar sobre tudo, inclusive e principalm­ente, sobre as relações humanas e a diversidad­e”, afirma.

Psicólogo e diretor técnico da clínica Holiste Psiquiatri­a, Ueliton Pereira lembra que os profission­ais criativos conseguem se destacar justamente por conseguire­m alcançar resultados por caminhos nunca tentados. “Eles conseguem solucionar problemas sem repetir o mesmo padrão de resposta. Conseguem se adaptar mais facilmente em cenários não tão propícios como o atual”, fala.

É através da criativida­de que as organizaçõ­es conseguem o elemento fundamenta­l para se diferencia­r no mercado: a inovação. “A inovação deixou de ser algo supérfluo ou acessório para se tornar fator prepondera­nte na própria existência das empresas. Sem criativida­de e inovação as empresas deixam de criar valor e consequent­emente morrem”, diz o coordenado­r do curso de Administra­ção da Unijorge, Constantin­o Oliveira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil