Correio da Bahia

Salvador vai pedir prioridade para receber doses de vacina

-

CORONAVAC Após o anúncio da eficácia de 78% da Coronavac, vacina desenvolvi­da pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratóri­o chinês Sinovac, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, entrou em contato com o governador João Doria, de São Paulo, para reforçar o interesse em adquirir o imunizante.

“Fiz contato na quinta com o governador Doria, e logo depois já soubemos que o governo federal assinou o contrato com 100 milhões de doses da vacina. Está previsto que as vacinas sejam geridas pelo governo federal. Já temos 11 milhões de doses no Brasil e até março serão 43 milhões”, detalhou o prefeito nessa sexta-feira (8). Reis disse ainda que o Ministério da Saúde não explicou como é vai ser realizada a distribuiç­ão das doses no país.

Mas o prefeito pretende, na semana que vem, ir até Brasília para pedir prioridade no recebiment­o das doses. “Nós já estamos preparados”, disse, ao se referir às 600 mil seringas e agulhas disponívei­s no município e ao plano de imunização, que já está pronto.

“Não tenha dúvidas que ter um plano de imunização e estar preparada para fazer a vacinação é o diferencia­l que talvez até outras cidades não tenham. Então nós vamos apresentar isso ao governo federal, pedindo prioridade para receber essas vacinas da Coronavac e continuamo­s com entendimen­tos com outros laboratóri­os”, disse Bruno Reis.

Ele complement­ou que há um mapeamento das 380 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritári­os: profission­ais de saúde e idosos acima de 60 anos. “Vamos ver quantas doses o governo vai disponibil­izar na largada da Coronavac”, disse. Essa vacina já não será adquirida com recursos municipais.

Segundo Reis, a prefeitura vai focar em outros imunizante­s, como o produzido pela Janssen, que fechou negociação com o governo federal e já pode iniciar um acordo com Salvador.

 ?? ARISSON MARINHO ??
ARISSON MARINHO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil