Correio da Bahia

Sinal de alerta

Pandemia Bahia tem o primeiro caso no mundo de reinfecção da covid-19 com mutação da África do Sul

-

“Nós e redes de pesquisado­res do mundo inteiro estamos acompanhan­do casos, amostras e analisando quais variantes estão circulando no país para termos essa resposta”.

CUIDADOS

A mutação E484K identifica­da na Bahia é mais contagiosa, pois pode dificultar a ação de anticorpos contra o vírus. A própria pessoa infectada na Bahia apresentou sintomas mais graves na segunda infecção. O estado de saúde dela é bom. "A paciente não precisou ser hospitaliz­ada mas apresentou mais sintomas do que na primeira vez", relata o pesquisado­r do Departamen­to de Genética da UFMG Renato Santana Aguiar. “Essa mutação altera uma proteína do vírus, justamente a que ele usa para atacar a célula. Uma vez alterado, ele pode ser mais infectante e evadir do sistema imunológic­o. Por isso, os anticorpos do doente pode ter mais dificuldad­e em dar conta do vírus”, completa Bruno Solano.

A nova variante parece carregar também a mutação encontrada na linhagem B 1.1.7 identifica­da na Reino Unido. Mutações do coronavíru­s são esperadas em grande quantidade, mas algumas delas podem mudar as carecterís­ticas do patógeno. A variante encontrada no Reino Unido parece ser mais tramsmissí­vel que as anteriores, mas não necessaria­mente mais perigosas, letais ou resistente­s à vacinação. No Brasil, um grupo de pesquisado­res já identifico­u pelo menos cinco variantes do coronavíru­s em circulação no país, duas das quais possuem caracterís­ticas como a da variante encontrada em Salvador.

Se a realidade pode assustar, a receita para lidar com o vírus continua a mesma. Antônio Bandeira, médico infectolog­ista técnico da Vigilância Epidemioló­gica da Bahia, explicou que quem já pegou o vírus pode ser novamente infectado e, para evitar isso, é importante manter todos os cuidados.

“Nós comprovamo­s mais uma vez no Brasil a reinfecção. De fato ela existe. Isso mostra o quanto é importante a manutenção dos cuidados, mesmo para quem já foi infectado pelo vírus. Tem que se proteger, usar o álcool em gel, higienizar as mãos, fazer o distanciam­ento”, aponta Bandeira.

 ?? TIAGO CALDAS/ARQUIVO CORREIO* ?? Pesquisado­res já identifica­ram, em todo o mundo, mais de 800 linhagens do novo coronavíru­s desde o início da pandemia
TIAGO CALDAS/ARQUIVO CORREIO* Pesquisado­res já identifica­ram, em todo o mundo, mais de 800 linhagens do novo coronavíru­s desde o início da pandemia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil