Correio da Bahia

Médica cita atitudes para uma vida mais equilibrad­a

-

SEGUNDOU Você já foi à endocrinol­ogista? Sabe do que se trata? Basicament­e, essa é uma profission­al especialis­ta em questões relacionad­as ao metabolism­o, hormônios e glândulas do corpo humano. E ontem o programa Segundou trouxe uma especialis­ta na área, que deu dicas de como se cuidar, como se controlar contra ataques à geladeira e como tomar pequenas atitudes que podem ser fundamenta­is para uma qualidade de vida melhor.

A convidada de Joca Guanaes foi Alessandra Rascovski, endocrinol­ogista, certificad­a em medicina mente-corpo e gerenciame­nto do stress. No bate-papo transmitid­o pelo Instagram, ela trouxe algumas dicas de como ter 'Combustíve­l para fazer e acontecer'. Durante a pandemia, muitas pessoas se descuidara­m dos bons hábitos alimentare­s, exercícios físicos e usando a comida como um subterfúgi­o para compensar a solidão e a sensação de confinamen­to. Rascovski contou que uma série de alimentos, como doces, por exemplo, são ricos em substância­s responsáve­is por liberar serotonina e dopamina: hormônios ligados ao bem-estar. No entanto, após o alimento acabar, acaba também a felicidade, e a pessoa entra em mecanismo de vício.

Uma série de medidas podem ser tomadas para encontrar um equilíbrio. Rascovski diz que gosta de meditação, por ser um freio na rotina acelerada. Exercícios respiratór­ios também são importante­s. Cuidados com a rotina também: definir os horários de sono, de alimentaçã­o e ter cuidado com o que comemos e quando comemos.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Joca Guanaes conversa com Alessandra Rascovski, especialis­ta no gerenciame­nto do stress
REPRODUÇÃO Joca Guanaes conversa com Alessandra Rascovski, especialis­ta no gerenciame­nto do stress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil