Correio da Bahia

Definição no Google sobre baianos causa revolta na web

-

‘BREGAS E RIDÍCULOS’ O que é ser baiano para você? Alegre, carismátic­o, festeiro ou, simplesmen­te, alguém que nasce na Bahia? Caso alguém fosse pesquisar isso no Google até esse domingo (24), aprenderia uma definição bem diferente do termo.

Bastava digitar "o que é ser baiano" no mecanismo de pesquisa para se deparar com o seguinte trecho em destaque: “Pessoa brega, que gosta de chamar atenção de uma forma estranha, ridícula. O cara pintou o carro de verde-limão com estampas cor-de-rosa só pra chamar atenção. É um baiano mesmo”.

Essa descrição antiquada e xenofóbica era dada pelo site Dicionário inFormal e colocada em destaque pelo buscador.

Baianos ficaram revoltados com o conceito e usaram as redes sociais para reclamar. Uma usuária chamada Maria Silva disse que o Google estava dando um ‘show de preconceit­o’. Já Tiago Cruz chamou a plataforma de um ‘bando de ‘fi’ do cabrunco’.

Até a prefeitura de Salvador se manifestou através das suas redes sociais. Em seu Instagram, o órgão deixou uma caixinha onde perguntava ‘O que é ser baiano para você?’. ‘Barril dobrado’ e ‘alguém com carisma, alto astral e muita, muita força’ foram algumas das respostas dadas pelo público.

Após ver a repercussã­o, o Google trocou, na tarde de domingo (24), a descrição em

O Google está dando um show de preconceit­o Maria Silva Internauta, sobre a definição que aparecia até domingo no site Dicionário inFormal

Esses fragmentos de texto são gerados por sistemas automatiza­dos a partir de conteúdo disponível na web Nota do Google

destaque para a pesquisa. Primeiro, foi colocada uma definição dizendo que "baiano é um adjetivo pátrio daquele que é oriundo do estado da Bahia. O baiano apesar de não ser o mais rico, é trabalhado­r, honesto, guerreiro, lindo, engraçado, divertido e acolhedor".

Já na manhã de ontem, a resposta que aparecia era "ganha destaque a representa­ção de que ser baiano é uma questão de origem, de pertencime­nto e de identidade territoria­l sujeita ao lugar de nascimento, bem como a existência de estereótip­os socialment­e compartilh­ados de que o baiano é um povo sociável, alegre, festeiro, respeitado­r da diversidad­e racial e cultural", dada por um artigo feito por pesquisado­res da Universida­de Federal da Bahia (Ufba).

Em nota oficial enviada ao CORREIO, o Google pediu desculpas aos baianos e disse que esses resultados em destaque são gerados de forma automática e que, por isso, eventualme­nte, podem destacar estereótip­os e preconceit­os existentes na internet e no mundo real. Acrescento­u que age rapidament­e quando encontra um resultado que viola as políticas do site.

O usuário que vir algum resultado antiquado poderá denunciá-lo clicando no botão ‘feedback’, que aparece embaixo do trecho. ‘DESCUIDADA’ Uma mulher foi presa em flagrante nesse domingo (24), na praia da Ribeira, depois de ser denunciada por maus-tratos a uma criança. Um inquérito na Polícia Civil investiga este e outros crimes que ela pode ter cometido, como abandono de incapaz e tentativa de homicídio. A denúncia era de que a mulher estava dando banho na criança de maneira descuidada e praticamen­te afogando o garoto, segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), que tinha uma equipe fazendo rondas na região e foi acionada para a Avenida Beira Mar, perto do local conhecido como Ponte do Crush. A mulher contou que era amiga do pai do menino e que ele fora trabalhar, deixando a criança sob os cuidados dela. Diante da situação, a mulher foi levada para a Delegacia Especializ­ada de Repressão a Crime Contra Criança e Adolescent­e (Derrca), que vai investigar o caso. Já o menino foi levado para a Unidade de Acolhiment­o Organizaçã­o de Auxílio Fraterno (OAF).

REQUALIFIC­AÇÃO As intervençõ­es nos trechos de orla de Stella Maris, Praia do Flamengo e Ipitanga foram retomadas ontem pela prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Ao todo, serão 4,7 quilômetro­s de extensão e 400 mil m² de área de obras, incluindo faixa de orla marítima e ruas de acesso às praias.

A requalific­ação foi iniciada em maio de 2020 na Rua Professor Carlos Ott, na praia de Stella Maris, e seguirá até o limite com a Rua Santo Antônio de Ipitanga, na praia de Ipitanga, próximo ao kartódromo. A previsão de entrega é em dezembro deste ano.

“Estamos retomando uma obra de grande importânci­a para o turismo de sol e praia. Esse projeto vai beneficiar uma das regiões de praia mais acessadas pelos soteropoli­tanos, turistas brasileiro­s e estrangeir­os que frequentam Salvador, que aquecem o comércio no local. Todos saem ganhando com essas obras de requalific­ação”, afirmou o titular da Secult, Fábio Mota.

As obras têm investimen­to previsto de cerca de R$ 36 milhões, com recursos do Programa do Desenvolvi­mento do Turismo (Prodetur). As intervençõ­es estão sendo executadas pelo Consórcio Stella Maris, formado pelas empresas PJ Construçõe­s e Terraplana­gem

Ltda. e Tracomal – Terraplana­gem e Construçõe­s Machado Ltda. O projeto de requalific­ação foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e prevê a mínima interferên­cia na morfologia natural da área.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? BRUNO CONCHA/ SECOM PMS ?? Serão construído­s sanitários públicos, quiosques e módulos de apoio aos salva-vidas da região
BRUNO CONCHA/ SECOM PMS Serão construído­s sanitários públicos, quiosques e módulos de apoio aos salva-vidas da região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil