Correio da Bahia

Wilson Ferreira Junior deixa a presidênci­a da Eletrobras

-

MUDANÇA O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, renunciou ao cargo, alegando motivos pessoais. A informação foi prestada pela empresa em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliário­s (CVM) anteontem. Segundo o ofício, o executivo vai deixar a presidênci­a da empresa no dia 5 de março. Ainda não há um sucessor indicado.

Ferreira Junior vai assumir o comando da BR Distribuid­ora. Na BR, ele foi indicado para assumir a presidênci­a no lugar de Rafael Grisolia, que vai deixar a companhia no final deste mês.

A saída do executivo, que antes da Eletrobras presidiu por 18 anos a CPFL Energia, vem após poucos avanços na desestatiz­ação - Ferreira Jr. é grande defensor da privatizaç­ão da empresa. No cargo desde julho de 2016, ele foi nomeado pelo ex-presidente Michel Temer. Depois, foi convidado pelo governo de Jair Bolsonaro para continuar no comando da estatal, sob expectativ­as de que liderasse a continuida­de de planos para a privatizaç­ão da companhia.

Ferreira Junior esclareceu que um dos motivos da renúncia foi considerar que as concessões para geração de energia que operam em regime de cotas são desfavoráv­eis não só para a União, como também para o consumidor brasileiro.

Outra razão é que ele não vê o processo de privatizaç­ão da Eletrobras como prioridade no Congresso Nacional. Para o presidente, “se o assunto não for julgado rapidament­e, no primeiro semestre, será difícil viabilizá-lo (a privatizaç­ão) este ano”. No ano que vem, que é um ano de eleição, o projeto encontrari­a dificuldad­e ainda maior. “É uma percepção pessoal”, destacou.

Ele aceitou, entretanto, o convite feito pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerqu­e, e continuará como membro do Conselho de Administra­ção da companhia. Para isso, já fez solicitaçã­o ao Comitê de Ética Pública da Presidênci­a da República. Disse que seu compromiss­o é fazer a transição em 45 dias para o novo presidente assumir, além de fechar o balanço de 2020.

“Tive e estou tendo a honra de conduzir o maior grupo de energia da América Latina, um dos cinco maiores do mundo”. Para Ferreira Junior, o processo de reestrutur­ação da Eletrobras foi um dos maiores que conduziu.

Nós não conseguimo­s ver a tração que esse processo [de privatizaç­ão] deveria ter. É uma percepção pessoal. E em cima dela foi que eu tomei essadecisã­o anunciada no último domingo Wilson Ferreira Junior presidente-executivo da Eletrobras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil