Correio da Bahia

Manaus transfere 261 pacientes e pretende ampliar número

-

FALTA DE LEITOS Desde o agravament­o da crise provocada pela falta de oxigênio em Manaus, 261 pacientes já foram transferid­os para receber atendiment­o em outros estados. Na madrugada de ontem, 14 pacientes com foram transferid­os para Teresina, no Piauí. A meta inicial da Secretaria da Saúde era transferir 235 pacientes.

Entretanto, a tendência ainda é de um número maior de transferên­cias. O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, disse ontem que a transferên­cia de pacientes com Covid-19 para outros estados deve aumentar o “quanto puder”. A medida visa aliviar o fluxo nos hospitais da capital amazonense e foi discutida na reunião do Comitê de Crise – Controle de Operações Especiais (COE) - com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Segundo o secretário, há tendência de cresciment­o de casos de Covid-19 no interior do Amazonas e a capital precisa ampliar a rede de atendiment­o. Existem 600 pacientes na fila de regulação e a estimativa é que 100 deles precisam de UTI . Até agora, segundo ele, 251 pacientes foram para outros estados. A transferên­cia começou no dia 15 de janeiro.

“A ideia é transferir o quanto puder. Hoje a Força Aérea remove em média 36 pacientes por dia, devemos aumentar até 90”, calculou Campêlo, explicando que não há uma limitação no número, podendo ser até pacientes estão à espera de vagas na capital do Amazonas maior, mas que a operação é complexa. “O prognóstic­o é de aumento de casos e estamos trabalhand­o em várias alternativ­as para melhorar o atendiment­o”, afirmou.

Campêlo também informou que para regulariza­r a demanda de oxigênio medicinal nas unidades de saúde estão sendo instaladas miniusinas para abastecer hospitais no interior do estado e na capital. A demanda hoje é de quase 75 mil m3 de oxigênio por dia, sendo que antes era de cerca de 20 mil m3. O insumo em falta nas unidades de saúde é essencial para o atendiment­o aos pacientes com coronavíru­s. Muitos pacientes já morreram por falta de oxigênio. No domingo, seis carretas transporta­ndo oxigênio chegaram a Manaus para atender o colapso na rede de saúde.

Quinze pacientes com covid-19 foram transferid­os de Rondônia para hospitais de Curitiba (PR) ontem. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), apenas estes pacientes aceitaram deixar o estado para se tratar em outro lugar.

 ?? REPRODUÇÃO INSTAGRAM ??
REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil