Correio da Bahia

Candeias de luto por morte de vereador

-

Eleito com mais de 1.048 votos no último pleito, o vereador André Luiz Ferreira de Araújo (PP), o Júnior

CCA, foi assassinad­o com vários tiros em um bar, no domingo, no bairro de Sarandi, em Candeias. O autor do crime, foi um homem que chegou em uma moto usando uma pistola de pente alongado, comumente usada por soldados do tráfico.

Ontem, a prefeitura de Candeias decretou três dias de luto oficial. Nas redes sociais, a prefeitura escreveu que "a cidade perde um líder político, que tinha em seu perfil a juventude, o caráter, a coragem e a busca incessante pelo bem-estar da população candeense".

O crime aconteceu na Rua da Paz, a ‘Faixa de Gaza’ de confrontos entre as facções BDM, que atua em Sarandi, e Ordem e Progresso, presente nos bairros de Santo Antônio, Nova Candeias e Dom Avelar. Na manhã de ontem, testemunha­s contaram à reportagem que, por volta das 20h, Júnior CCA chegou com a mulher ao bar, que fica em frente à casa do vereador.

Ele e a mulher estavam na frente do bar, com outras pessoas, quando instantes depois, um homem de capacete desceu da moto e a certa distância começou a atirar na direção de André. Ele correu para dentro do bar, mas foi atingido.

“Tentaram impedir a entrada do homem armado, mas a porta não tem trinco e ele entrou assim mesmo.

Não tinha como ninguém fazer nada. O cara foi para o fundo, puxou o vereador pela camisa e disse: ‘eu só quero ele’. E começou a atirar”, contou uma testemunha que estava também no bar e acabou se ferindo na correria. Ela teve o nome preservado.

A mulher de Júnior CCA também foi atingida e socorrida para o Hospital José Mário dos Santos (Ouro Negro)

em Candeias e, posteriorm­ente, transferid­a para o Hospital do Subúrbio. Outras três pessoas, uma estava no bar e outras duas passavam na hora, também foram atingidas e socorridas para o hospital da cidade. Não há informaçõe­s sobre o estado de saúde dos feridos.

A testemunha acredita que o vereador pode ter sido morto por um homem ligado ao tráfico de drogas. Um boato que circula na cidade dá conta de que vítima teve apoio de uma facção da cidade para se eleger e que o fato o colocou na mira da outra organizaçã­o criminosa.

Em outubro de 2020, um mês antes das eleições municipais, Júnior CCA prestou queixa na 20ª Delegacia Territoria­l (DT/Candeias), em função de áudios que circularam nas redes sociais e o associavam ao tráfico de drogas. Júnior CCA é filho de um empresário do ramo de alimentaçã­o, dono do restaurant­e CCA. A Polícia Civil informou apenas que o caso será apurado pela 20ª Delegacia (Candeias)

Parentes do vereador candeense não quiseram falar com o CORREIO. O corpo dele foi velado no Plenário da Câmara Municipal da cidade e enterrado ontem. Quem deve assumir o cargo deixado por André Luiz é a primeira suplente do PP, partido do prefeito, Rita Loira, atualmente secretária.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil