Correio da Bahia

PARA ESPANTAR O BAIXO ASTRAL

Samba Diogo Nogueira lança três álbuns com clima de Verão: Sol, Céu e Lua

-

A quarentena não está fácil para ninguém. Por isso, na tentativa de amenizar a impossibil­idade de as pessoas irem pra rua curtir o Verão como manda o figurino, o sambista Diogo Nogueira, 39 anos, resolveu reproduzir o clima da estação mais quente do ano em três álbuns: Sol, Céu e Lua.

O primeiro, já disponível nas plataforma­s digitais (diogo.no/youtube), e os seguintes, a partir de fevereiro e março, foram gravados em um só dia dentro de uma balsa no mar da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O álbum Sol foi do início da tarde até o pôr do sol, enquanto Céu pegou o final da tarde e o início da noite.

Para finalizar a trilogia, o disco Lua foi gravado totalmente à noite e cada um contou com oito músicas. O projeto audiovisua­l, cuja imagem do pôr do sol nos morros do Rio serve de ícone, “é uma oportunida­de de se transporta­r mentalment­e para esse lugar tão rico e tão lindo”, defende Diogo.

“O Verão tem um clima tão gostoso. Estão no projeto essa paz, essa sensação de liberdade que ele traz e faz com que as pessoas fiquem felizes”, compara o cantor. Com participaç­ão de Zeca Pagodinho e do grupo Fundo de Quintal, o projeto tem letras que também ajudam o ouvinte a se transporta­r para fora de sua sala.

“Vem sambar/Você que está sentado pode levantar”, diz um trecho da música Divino e Natural, que tem Arlindo Cruz entre os compositor­es. Já em Bota Pra Tocar Tim Maia a letra diz: “Faz de conta que não tem ninguém/Que a praia é toda nossa amor/Foca nesse lindo mar azul/(...) Hoje o sol nasceu da gente”.

RODA DE SAMBA

As músicas que marcaram as rodas de samba frequentad­as por Diogo entraram no repertório ao lado de canções inéditas e de parcerias com nomes da nova geração. Tudo foi pensado ao longo de dois anos e o Samba de Verão seria, na verdade, um DVD gravado ao vivo e com o público. Com a pandemia, os planos mudaram.

As lives influencia­ram o sambista nessa “experiênci­a áudiovisua­l” sem público, como cita Pedro Bial no texto de apresentaç­ão do projeto. “Chame como quiser, o poder de comunicaçã­o de Diogo está todo lá, a serviço do samba”, resume o jornalista e

Flor do Caribe Guiomar garante a Maria Adília que não colocará Candinho em risco, mas exigirá que Dionísio reconheça o rapaz como filho. Hélio é preso dentro do avião, tentando escapar do país. Natália demonstra inseguranç­a com os preparativ­os do casamento e se preocupa com a barriga que está custando a crescer. Alberto recebe uma intimação para depor como suspeito da explosão da mina. Dom Rafael aceita ajudar Cassiano.

 ?? FOTOS DE GUTO COSTA/DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DE GUTO COSTA/DIVULGAÇÃO
 ??  ?? Artistas da nova geração do samba carioca participam de Sol
Artistas da nova geração do samba carioca participam de Sol
 ?? TV GLOBO/DIVULGAÇÃO ?? Hélio é preso dentro do avião
TV GLOBO/DIVULGAÇÃO Hélio é preso dentro do avião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil