Correio da Bahia

Proteção aos maiores de 90

-

A tão esperada dose da vacina contra o novo coronavíru­s se tornou realidade ontem para Renato, Flordelice e outros 215 idosos acima de 90 anos em Lauro de Freitas, na Região Metropolit­ana de Salvador (RMS). Na capital, a estratégia para esse público começa hoje (veja esquema ao lado).

O imunizante está disponível em três pontos diferentes da cidade, para evitar aglomeraçõ­es: no colégio

Pedro Paranhos, no bairro de Portão; na quadra da Escola 2 de Julho, próximo à Unidade de Pronto Atendiment­o (UPA) de Itinga; e no Ginásio de Esportes do Aracuí, na Rua dos Vereadores. A vacinação continua hoje, exclusivam­ente para idosos com mais de 90 anos, das 8h às 17h. É preciso levar documento de identidade com foto, cartão do SUS, CPF e comprovant­e de residência.

“Me sinto muito feliz, porque estava precisando trabalhar só que com medo né, mas agora vai melhorar”, conta Renato dos Santos, de 91 anos. O escritório dele é uma oficina em Arembepe. Daqui a 28 dias Renato voltará ao local para tomar a segunda dose da CoronaVac – vacina produzida pelo laboratóri­o chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, em São Paulo.

O número de pessoas dessa faixa etária vacinadas foi maior do que previa a prefeitura, que se baseou nos dados do IBGE de 2010, ano em que a cidade tinha 200 idosos.

Por conta disso, a vacinação dos idosos entre 85 e 89 anos, que estava agendada para hoje, foi postergada até que cheguem novas doses.

De acordo com o último boletim de Lauro de Freitas, de 31 de janeiro, são 8.139 curados pela covid-19, 1.546 pessoas em recuperaçã­o, 29 internados e 153 óbitos. O município tem 40.261 casos suspeitos e 283 aguardam resultado do teste.

Em todo o estado, 206.910 pessoas foram vacinadas, sendo 730 idosos acima de 90 anos.

 ??  ?? A vacinação ocorre no carro. Quem vai a pé se vacina dentro da unidade
A vacinação ocorre no carro. Quem vai a pé se vacina dentro da unidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil