Correio da Bahia

Número diário de mortes é o maior em seis meses

-

COVID-19 A Bahia registrou 67 mortes e 3.636 novos casos de covid-19 (taxa de cresciment­o de +0,6%) em 24h, de acordo com boletim epidemioló­gico divulgado nessa sexta-feira (12) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab. No mesmo período, 3.102 pessoas foram considerad­as recuperada­s (+0,5%).

Esse é o maior número de mortes registrado por dia desde 25 de agosto de 2020, quando foram 70 óbitos. Apesar desse número no boletim desta sexta ter ocorrido em diversas datas, ainda demonstra uma tendência de aumento em virtude do cresciment­o de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs no estado. Cinquenta e sete mortes ocorreram em 2021, sendo quatro delas na quinta (11), número que ainda pode aumentar.

Diante do crescente número de casos graves, o governo da Bahia abriu 20 novos leitos de UTI exclusivos para covid-19 na sexta, no Hospital Geral de Camaçari.

A Bahia já conta com 1.074 leitos de UTI adulto e pediátrico. A abertura de vagas é realizada conforme a demanda se apresenta.

Segundo o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a macrorregi­ão Leste possui hoje 599 leitos de UTI adulto e pediátrico e engloba os municípios de Salvador, Camaçari e Santo Antônio de Jesus. “A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto é de 74% e, com a abertura de novos leitos, isso tende a cair”, afirmou Vilas-Boas.

Recentemen­te, foram abertos leitos de UTI nos municípios de Seabra e Barra e estão previstas novas ampliações nas cidades de Ilhéus e Porto Seguro, além da própria capital, que abriu 20 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com covid-19, sendo dez instalados na sexta-feira (12) e outros dez disponibil­izados até segunda-feira (15). As novas vagas foram contratual­izadas pela Prefeitura junto ao Hospital Santa Clara, no Itaigara.

Com isso, fica restabelec­ido o mesmo número de unidades disponívei­s que havia na cidade no auge da primeira onda da pandemia, em 2020.

O número total de óbitos por covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.610, o que representa uma letalidade de 1,70%.

Dos 623.678 casos confirmado­s da doença no estado, 598.416 já são considerad­os recuperado­s, e 14.652 encontram-se ativos. Na Bahia, 41.104 profission­ais da saúde foram confirmado­s com a doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil