Correio da Bahia

Imagens sacras são destruídas a machadadas em igreja

-

ANTONIO GONÇALVES Um ato de intolerânc­ia religiosa chocou a população de cerca de 12 mil habitantes de Antonio Gonçalves, no centro-norte baiano. Um homem identifica­do como Wilson de Jesus Teixeira, 37 anos, portando um machado na mão, entrou na igreja matriz da cidade, na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, e destruiu pelo menos cinco imagens sacras. Ele também tentou, sem sucesso, quebrar o sacrário, local onde fica a Eucaristia, elemento sagrado para os católicos.

A ação aconteceu pouco antes do meio-dia de quinta-feira (11) e foi presenciad­a por fiéis que estavam na igreja e tentaram convencer o rapaz a não cometer o crime.

O padre Jucimário Pereira de Carvalho, que é o responsáve­l pela paróquia, estava no momento e chegou a ficar cara a cara com Wilson, mas ao vê-lo levantar o machado e dizer que ninguém poderia impedi-lo, resolveu não colocar sua vida em risco.

“Ele quebrou as imagens, mas não avançou em ninguém que estava na igreja.

Além de mim, tinha uma idosa, a secretária paroquial e sua irmã”, lembra o sacerdote, que calcula o prejuízo em torno de R$ 18 mil.

No total, foram quebradas as imagens do Sagrado Coração de Jesus, de Nossa Senhora, São José e dois anjos que estavam próximos ao sacrário. Todas foram despedaçad­as e, segundo o padre, não podem mais ser restaurada­s. “No sacrário, ele [o criminoso] deu uma machadada que amassou, mas não chegou a quebrar, graças a Deus”, diz Jucimário, que está há apenas dois meses na paróquia e viveu pela primeira vez um episódio do tipo.

“Até então, não tinha vivido nada dessa natureza. Mas estou em paz, sem desânimo. Sei que tem o mistério do mal no meio dessa atitude e, por isso, desse domingo a oito vou fazer uma semana de oração com os fiéis, cada um em sua casa, pedindo proteção a Deus”, contou o padre.

Poucas horas antes da ação, durante a madrugada, o mesmo homem havia atacado outra imagem religiosa que fica na praça em frente à igreja: “Foi por volta de 4h30. Ele apareceu na frente da igreja com o som ligado tocando músicas evangélica­s. Lá ele quebrou umas imagens de anjinhos. Como minha casa fica na frente da igreja, eu acordei e fiquei gritando ‘olha a polícia’ para ver se ele parava, mas ele dizia que estava fazendo aquilo em nome de Deus. Então, tinha uma base religiosa nisso”, conta Jucimário.

A Polícia Militar e o Samu foram acionados. “Eles aplicaram um tranquiliz­ante e o levaram para o hospital. É uma pessoa perturbada psicologic­amente. Conversei com a família sobre uma situação de internamen­to, mas não sei o que ficou resolvido. Ele não está preso.”

O caso foi registrado na delegacia da cidade e já é de conhecimen­to do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerânc­ia Religiosa Nelson Mandela, mantido pelo governo estadual, que dará suporte.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Cinco imagens foram atingidas: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora, São José e dois anjos
DIVULGAÇÃO Cinco imagens foram atingidas: Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora, São José e dois anjos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil