Correio da Bahia

Plantas da caatinga contra a covid-19

Pandemia Moléculas de espécies do Nordeste serão estudadas na criação de medicament­os para o coronavíru­s

-

Já imaginou que a cura ou tratamento da covid-19 pode estar plantado no seu quintal ou no vaso da sala? O cordelista Carlos Aires mostrou, em versos e prosas, a riqueza e diversidad­e das plantas da caatinga: “Eu por ser um catingueir­o, vou falar do seu bioma. E pra isso me transformo, num biólogo sem diploma...”. Os cientistas, estes devidament­e diplomados, levaram a sério o cordel e descobrira­m algo que pode ajudar no combate ao vírus que parou o mundo. Plantas da caatinga, encontrada­s nos jardins sertanejos, se tornaram objetos de pesquisa para a criação de novos medicament­os no combate ao coronavíru­s.

A largada foi dada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) da Universida­de Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Além da instituiçã­o genuinamen­te nordestina, a Universida­de de Bergen, da Noruega, também entrou no projeto. Pesquisado­res das duas instituiçõ­es encontrara­m moléculas em algumas plantas nativas do Nordeste com potenciais suficiente­s para inibir o vírus causador da pandemia.

A Univasf chamou atenção da Europa após uma pesquisa da universida­de ser publicada na revista científica Heliyon, da Holanda, em 2019. O artigo apresentav­a uma nova molécula encontrada na espécie nativa coroá, com atividade anti-inflamatór­ia, fotoprotet­ora (proteção solar), antioxidan­te, gastroprot­etora e antibacter­iana. O estudo atual quer saber se as plantas ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil