Correio da Bahia

DE OUTROS CARNAVAIS: FESTA PARA SER VIVIDA

Gente Folia em Salvador passou por muitas mudanças, mas participaç­ão popular ainda é a grande essência

-

em comum que vai permanecen­do e se fortalecen­do, que é um caráter popular e de participaç­ão do Carnaval de Salvador. O público não quer só assistir o carro alegórico passar, assim como não quer só assistir ao desfile da escola de samba lá na década de 1960. O folião do Carnaval de Salvador quer participar”, completa Fantinel. A festa aqui não acontece se não tiver gente na rua. É o caso de 2021.

FORMATOS

O formato do Carnaval de Salvador mudou, mas alguns elementos permanecer­am, se reinventar­am, deixaram herdeiros. Do final do século 19 até os primeiros anos do século 20, os clubes e bailes protagoniz­avam. Mas, com uma presença mais forte do povo na rua, os cordões e batucadas foram surgindo e ganhando força, levando para a avenida as pessoas que não podiam curtir as festas promovidas pela elite.

“Não é que um modelo termina e outro começa, eles vão se entrecruza­ndo”, explica o historiado­r Luan Alves, que pesquisa o Carnaval de Salvador. No início do século passado, mesmo com as pessoas cada vez mais presentes na rua, as agremiaçõe­s afro-baianas eram proibidas de passar pelos circuitos oficiais, o que mudou entre 1914 e 1915, com o fim da proibição.

Isso abriu espaço para que os cordões e batucadas ganhassem as ruas. Enquanto isso, os clubes ainda faziam seu Carnaval, os corsos - carros enfeitados - se exibiam pela Rua Chile e, ano após ano, novas ideias foram nascendo. “As escolas de samba surgem no final da década de 1950 e início de 1960, quando ainda existem grandes clubes, afoxés, blocos, cordões como os Filhos de Gandhy, os Cavaleiros de Bagdá. Ou seja, essas coisas vão coexistind­o”, continua Luan.

Tudo isso mostra uma dinâmica que, para Caroline Fantinel, espelha a história da cidade e da própria sociedade que festeja o Carnaval.

PIONEIROS

As décadas de 1940 e 1950 são marcadas por

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil