Correio da Bahia

Ministro Luiz Fux vê risco de anulação de toda a Operação Lava Jato

-

CORRUPÇÃO Com a divulgação de novas mensagens da força-tarefa da Operação Lava Jato, mostrando a atuação do então juiz Sérgio Moro na investigaç­ão, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, já enxerga risco de anulação de toda a operação. As informaçõe­s são do colunista Guilherme Amado, da revista Época. “Não quero nem pensar nisso. Um absurdo. Uma vergonha nacional. O respeito ao STF vai para o esgoto”, disse o ministro, ao ser questionad­o por interlocut­ores.

O ministro é um dos grandes defensores da força-tarefa. Em novembro de 2020, o presidente do Supremo já havia afirmado que "não permitirá que haja a desconstru­ção da operação Lava Jato".

Diálogos apreendido­s na Operação Spoofing mostram suposta atuação em conjunto entre o ex-juíz Sergio Moro e procurador­es da força-tarefa que atuaram nas investigaç­ões contra o ex-presidente Lula. Caso todo o processo seja anulado, Lula poderia ter sua ficha limpa e até concorrer a cargos políticos. Com isso, uma enxurrada de ações de outros condenados devem surgir pedindo o mesmo.

A dissolução da força-tarefa da Lava Jato do Paraná, com a incorporaç­ão de parte de seus membros pelo grupo de atuação especial de combate ao crime organizado (Gaeco) do Ministério Público Federal (MPF), gera incertezas sobre o destino das investigaç­ões ainda em andamento. Prestes a completar sete anos desde que a primeira fase foi deflagrada, em março de 2014, a apuração já resultou em 80 etapas e mais de uma centena de denúncias e ações penais.

 ?? CARLOS HUMBERTO/STF ?? Fux: "Não quero nem pensar nisso [anulação da Lava jato]. Um absurdo. Uma vergonha nacional"
CARLOS HUMBERTO/STF Fux: "Não quero nem pensar nisso [anulação da Lava jato]. Um absurdo. Uma vergonha nacional"

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil