Correio da Bahia

Janeiro bate recorde de mortes por covid no país

-

PANDEMIA Janeiro registrou o maior número de mortes por covid-19 em um único mês no país desde o início da pandemia. Os dados são do portal da Transparên­cia da Arpen Brasil (Associação de Registrado­res de Pessoas Naturais), que reúne informaçõe­s da causa-morte apontada na declaração de óbitos entregue aos cartórios, segundo o Uol.

Com uma segunda onda sem controle, em janeiro - segundo dados ainda passíveis de atualizaçã­o para mais - foram 29.782 óbitos pela doença causada pelo novo coronavíru­s. O recorde até então havia sido batido em julho, quando 29.723 morreram por covid-19. O número de mortos em janeiro supera, inclusive, a soma de mortes por covid-19 entre outubro e novembro (quando tivemos os menores números até aqui de óbitos pela doença).

Diferente dos dados das secretaria­s estaduais - e consequent­emente do Ministério da Saúde e do consórcio de imprensa -, os dados dos cartórios se baseiam na data de óbito, e não no dia do registro da confirmaçã­o da infecção por covid-19 (o que muitas vezes leva dias após a morte).

De domingo para ontem, o país registrou 601 mortes pela covid-19, chegando ao total de 239.895 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.092. Após o recorde da véspera, essa é a 3ª maior média móvel de óbitos da série histórica; já são 26 dias com essa média acima da marca de 1 mil. A variação foi de +2% em comparação à média de 14 dias atrás.

Em casos confirmado­s, desde o começo da pandemia 9.865.911 brasileiro­s já tiveram ou têm o novo coronavíru­s, com 32.216 desses confirmado­s no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 45.087 novos diagnóstic­os por dia. Isso representa uma variação de -10% em relação aos casos registrado­s em duas semanas. Onze estados estão com alta nas mortes: GO, MS, AC, PA, RO, RR, BA, CE, MA, PB e RN.

 ?? TARSO SARRAF / AFP ?? Paciente com covid é transporta­do por avião de Santarém para Itaituba. Ambas as cidades ficam no Pará
TARSO SARRAF / AFP Paciente com covid é transporta­do por avião de Santarém para Itaituba. Ambas as cidades ficam no Pará

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil