Correio da Bahia

Estoque zerado de doses em 77 cidades baianas

Ampolas contra o novo coronavíru­s em mais 134 municipios também estão quase no fim

- Marcela Villar* REPORTAGEM marcela.vilar@redebahia.com.br

A vacinação contra o novo coronavíru­s caminha a passos lentos na Bahia. E o motivo é a falta da própria vacina. De acordo com o painel de vacinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 77 municípios baianos já gastaram todo o estoque recebido até agora.

Outras 134 cidades, incluindo Salvador, já usaram, pelo menos, 90% do armazename­nto. No total, a Bahia usou 85,1% das 439.980 doses distribuíd­as até o momento – ou seja, mais de 374 mil delas foram aplicadas.

Sem data definida para que o novo lote chegue, o plano de imunização em quase metade dos 417 municípios da Bahia segue sem avanço. Não se sabe quando, nem quantas doses irão chegar. Na última sexta-feira (12), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que a estimativa era a de que 400 mil doses chegassem até o dia 23 de fevereiro, mas que 200 mil ficariam retidas para a segunda dose.

A gente fica à mercê do Butantan ou Fiocruz liberarem a vacina, para liberar para o Ministério da Saúde, que libera para os estados. Se eu recebo de manhã, de tarde já estou vacinando Renato Batista Secretário de Saúde de São Felix

Já o Instituto Butantan, em São Paulo, um dos responsáve­is pela produção de uma das vacinas usadas no Brasil, a CoronaVac, informou que a partir do dia 23 de fevereiro começará a entregar 600 mil doses por dia ao Ministério da Saúde. O MS, em seguida, fará a distribuiç­ão para os estados. Na Bahia, o governo estadual enviará as doses recebidas para as 31 Diretorias Regionais de Saúde locais e cada município buscará suas doses. Ou seja, vacina no interior da Bahia só deve chegar no dia 25 de fevereiro.

ESTOQUES

Em Itapetinga, no Centro-Sul da Bahia, as vacinas acabaram no dia 10. Ao todo, o município recebeu 2.240 doses – 1.610 da CoronaVac e 630 da de Oxford. Não há previsão de chegada de novos imunizante­s na cidade.

Já em algumas cidades como Senhor do Bonfim, o armazename­nto de doses está quase no final. Já foram aplicadas 2.419 das 2.469 vacinas recebidas, ou seja, 97,6%.

Em Salvador, até às 9h da manhã de ontem, havia em estoque 5.461 doses. No início da tarde, até às 15h, o número estava em 3.612. Já à noite, até às 19h, o estoque contava com 3.286 doses. A secretaria de Saúde de Salvador (SMS) afirma que não há como prever até quando as doses vão durar, porque a demanda é espontânea. Foram 113.368 pessoas vacinadas até agora na cidade, sendo 30% mulheres e 70% homens. Dos mais de 113 mil vacinados, 24% são idosos e 76%, trabalhado­res de saúde. A faixa etária que mais recebeu doses foi a de 30 a 39 anos.

A Sesab diz que não se trata exatamente de interrupçã­o da vacinação, mas da falta de doses. O público-alvo da primeira fase soma 1,8 milhões de habitantes na Bahia e o estado só recebeu do Ministério da Saúde ampolas suficiente­s para alcançar pouco menos de 440 mil pessoas.

A infectolog­ista Anne Galastri, especialis­ta em vacinas, afirma que o uso total do estoque não é problema, mas a pouca quantidade de imunizante­s disponívei­s. “É um bom sinal, significa que a gente vacinou toda a população que poderia ser coberta nesse momento", defende. mil doses de vacina foram distribuíd­as até agora pelo governo para as 417 cidades baianas

Todas as vezes que a gente recebe é assim, às vezes vem 30 doses, outras vezes vem 60, depende do momento Walney de Paula Secretário de Saúde da cidade de Palmeiras

 ?? ARISSON MARINHO ?? Secretário­s municipais de saúde aguardam novas ampolas para continuare­m campanha de imunização
ARISSON MARINHO Secretário­s municipais de saúde aguardam novas ampolas para continuare­m campanha de imunização

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil