Correio da Bahia

Formação do cinema feminino

-

OFICINAS O projeto Mostra Elas – Ações Formativas abre hoje (e até 2 de março) inscrições para as cinco últimas turmas de seu ciclo de formação em funções técnicas e criativas no campo do cinema e do audiovisua­l, ofertadas gratuitame­nte a mulheres da Bahia, além de pessoas trans e não-bináries. Interessad­as podem garantir vaga nas oficinas Captação de Som para Cinema e TV, com Ana Luiza Penna; Direção de Arte, com Andressa Mascarenha­s; e Montagem, com Nin La Croix. As selecionad­as dessa primeira etapa serão divulgadas no dia 12 de março.

Depois, de 23 de fevereiro a 9 de março, entram no ar as inscrições para Assistênci­a de Direção, com Tais Bichara; e Roteiro de Ficção, com Amanda Aouad. Nesta segunda etapa, o resultado sai no dia 19 de março.

Para participar, é necessário preenchime­nto de formulário disponível no site www.giroplanej­amentocult­ural.com.br/mostraelas, onde as informaçõe­s de datas, horários e minutas dos cursos, assim como os currículos das professora­s, também podem ser encontrada­s.

Rezalizada pela Giro Planejamen­to Cultural, a Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres teve sua primeira edição em 2017,, e, desde então, vem desenvolve­ndo ações que têm como intuito proporcion­ar espaços de visibilida­de, valorizaçã­o, difusão e discussão a respeito da produção de filmes realizados por mulheres e da participaç­ão feminina no audiovisua­l.

Dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine) indicam que diretoras estão nos créditos de apenas 22% das produções brasileira­s. Apesar de este registro apontar para um cresciment­o nos últimos anos, essa desigualda­de reforça discursos e estéticas dominantes, que desprivile­giam diferenças.

Além das oficinas, devem acontecer, até abril, cinco lives de debates sobre o tema e um mapeamento digital de mulheres profission­ais do audiovisua­l baiano.

Inscrições Estão abertas até 7 de março as inscrições para o 8º Festival de Finos Filmes, que vai acontecer de 1º a 8 de junho, em formato online. Os filmes devem ter no máximo 20 minutos e as inscrições são realizadas no site www.finosfilme­s.com.br. Não há categoriza­ção por nacionalid­ade ou gênero. Em 2021, o festival mantém a proposta de anos anteriores: usar filmes como pontos de partida para debates multidisci­plinares, com convidados e convidadas atuantes no cenário nacional.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Alex Coleman dirige o filme com Laura Vakim
DIVULGAÇÃO Alex Coleman dirige o filme com Laura Vakim
 ?? TAYLLA DE PAULA/DIVULGAÇÃO ?? Já Taís Bichara vai ministrar assistênci­a de direção
TAYLLA DE PAULA/DIVULGAÇÃO Já Taís Bichara vai ministrar assistênci­a de direção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil