Correio da Bahia

Sindicato entra com recursos para retorno presencial

-

AULAS O Sindicato dos Estabeleci­mentos Particular­es de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe) informou que tenta reverter decisão que impede volta às aulas presenciai­s em Salvador, suspensa por ordem do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ), o desembarga­dor Lourival Trindade. A segunda liminar que permitia o retorno das aulas presenciai­s no estado da Bahia foi suspensa a partir de pedido feito pelo governo estadual.

A ação tinha sido protocolad­a pelo Sinepe e determinav­a retorno imediato das aulas presenciai­s, o que chegou a ocorrer na segunda (15), em algumas escolas particular­es da capital.

Uma primeira ação popular protocolad­a pelo vereador de Salvador Alexandre Aleluia e que determinav­a retorno das aulas até o dia 1º de março já havia sido suspensa pelo TJ-BA.

As duas liminares suspensas pelo desembarga­dor Lourival Trindade eram da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador. A decisão diz que a liminar desconside­ra a existência de um plano de retomada por parte das secretaria­s estadual e municipal.

Ainda de acordo com o presidente do TJ da Bahia, não é possível, no atual momento, viabilizar o retorno às aulas presenciai­s sem que se afete a saúde dos envolvidos. Segundo o desembarga­dor é indiscutív­el que a saúde deve prevalecer mesmo diante do direito à educação.

Enquanto isso, em Salvador, as aulas remotas da rede municipal de ensino começam hoje. Neste ano, as principais novidades são o ‘continuum curricular 2020/2021’, o aumento do número de canais abertos do Nossa Rede na TV e a expansão das teleaulas para os alunos do Ensino Fundamenta­l I (do 1º ao 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos I (EJA I).

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) renovou a parceria com a TV Aratu para manutenção dos canais

4.2 e 4.3, utilizados para veicular as teleaulas em 2020. Além disso, firmou convênio com a Câmara Municipal para inserir mais um canal digital: o 12.3. Segundo a Smed, 116 mil alunos serão beneficiad­os com as aulas pela televisão.

O programa de ensino/aprendizag­em prevê ainda a aplicação de atividades diárias através de blocos de atividades, aulas síncronas e assíncrona­s, realização de experiment­os e leituras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil