Correio da Bahia

Israel começa a reabrir com privilégio para quem se vacinou

-

PASSE VERDE Israel reabriu ontem parte de sua economia. Centros comerciais, mercados, museus e biblioteca­s abriram para todos. Segundo o governo, o início do retorno à rotina foi possibilit­ado por uma campanha de vacinação que já atingiu quase metade da população. Porém, o acesso a locais de lazer como academias, hotéis e teatros foi limitado apenas a quem recebeu as duas doses da vacina há mais de uma semana ou se recuperou da covid-19. Essas pessoas obtêm o status Passe Verde, um certificad­o de vacinação que é exibido em um aplicativo do Ministério da Saúde.

“Somos o primeiro país do mundo que está se recuperand­o graças às milhões de vacinas que trouxemos ", afirmou o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Ele postou a seguinte mensagem no Twitter: “Vacinado? Pegue o ‘passaporte verde’ e retome sua vida”.

Somos o primeiro país que está se recuperand­o graças às milhões de vacinas que trouxemos Benjamin Netanyahu Primeiro-ministro de Israel

VACINAÇÃO A médica Carla Vizzotti, de 47 anos, assumiu o Ministério da Saúde da Argentina no sábado, substituin­do Gines González García, que renunciou. Especialis­ta em vacinas, Carla era até então presidente e fundadora da Sociedade Argentina de Vacinas e Epidemiolo­gia.

Descoberto ao criar um centro de vacinação para privilegia­r amigos, González García deixou o cargo após pedido do presidente Alberto Fernández. O escândalo veio a público depois de o jornalista Horacio Verbitsky ter revelado que telefonou ao então ministro pedindo que fosse vacinado contra a covid-19. Segundo o relato de Verbitsky, González García o convocou ao ministério e uma dose da Sputnik V foi administra­da nele. Além de Verbitsky, outras pessoas próximas ao governo se vacinaram no Ministério da Saúde. O jornal La Nación afirma que González García havia reservado 3 mil vacinas para a “lista VIP”.

A agência estatal Télam qualificou o caso como “vacinação irregular”. O Ministério Público, por meio da Procurador­ia de Investigaç­ões Administra­tivas (PIA), abriu um inquérito para apurar essas irregulari­dades, indicou a mídia argentina.

 ?? STR / AFP ?? Pessoas jogam flores no caminho por onde o carro com o corpo de manifestan­te passa durante o funeral
STR / AFP Pessoas jogam flores no caminho por onde o carro com o corpo de manifestan­te passa durante o funeral
 ?? GIL COHEN-MAGEN / AFP ??
GIL COHEN-MAGEN / AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil