Correio da Bahia

‘As pessoas relaxaram nos cuidados’

-

Na avaliação do secretário Elias Natan, o que está acontecend­o na cidade tem origens multifator­iais. O tempo de duração da pandemia talvez seja o principal motivo do agravament­o da doença, já que as pessoas estão cansadas e relaxaram nos cuidados, bem como a chegada de novas cepas do vírus já encontrada­s na Bahia. Fora isso, Camaçari possui 42 km de praia e tem sido altamente demandada por turistas.

“As pessoas passaram a não usar máscara como deveriam e acreditamo­s que esta variante mais perigosa detectada no estado pode ser a causa do aumento expressivo de casos”, diz.

Médico infectolog­ista da rede S.O.S. Vida, Matheus Todt, doutorando em Ciências da Saúde pela Universida­de Federal de Sergipe (UFS), cita que, em geral, municípios menores têm menor rigor na adoção de medidas de segurança e que muitas cidades litorâneas estão sofrendo o impacto do verão. “Daqui a duas semanas tudo deve piorar porque sabemos que muitas reuniões que não deveriam ter acontecido no Carnaval acabaram acontecend­o e elas ocorreram mais nos municípios costeiros porque Salvador tem uma fiscalizaç­ão maior”, observa ele.

O CORREIO já mostrou como o verão foi curtido de forma despreocup­ada com a pandemia no Litoral Norte, com praias lotadas, festas em casas de veraneio e pessoas transitand­o sem máscara.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil