Correio da Bahia

UM SÓ PEDIDO

-

Toda primeira sexta-feira do mês é igual para a cartomanci­sta e baiana de acarajé Marilene Barbosa, 43 anos. Ela sai da Liberdade, onde mora, e vai até a Basílica Santuário Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, para fazer pedidos e agradecime­ntos. Mas desta vez foi especial. Nessa sexta (5), ela contou que a graça alcançada deixou o coração dela em paz e aproveitou para fazer um pedido por outro tipo de paz.

“Há muito tempo eu estava pedindo por meu filho, para ele conseguir um emprego, e finalmente isso aconteceu. Ele foi aprovado depois do período de experiênci­a e eu vim agradecer. Além disso, pedi pelo fim da pandemia, para que a gente possa ter um momento de paz nessa confusão toda”, disse.

E foi justamente a palavra ‘Paz’ que Marilene encontrou ao sair da missa. As letras são uma obra de arte criada a pedido do reitor da Basílica, o padre Edson Menezes, para lembrar a importânci­a do respeito entre as religiões e inspirar a reflexão entre os fiéis. Ele disse que, apesar da palavra ter apenas três letras, ela representa algo grandioso.

fermos que chegaram ao local foram atendidos na própria unidade.

“A medida é emergencia­l. Não pretendemo­s internar as pessoas em ambulância­s, mas sim colocá-las em leitos de forma adequada. Na inexistênc­ia de leitos, podemos lançar mão dessa medida porque é importante atender a todos”, afirmou o coordenado­r do Samu em Salvador.

O apoio dado pelas ambulância­s é possível porque elas são equipadas com materiais como o cilindro de oxigênio, medicament­os, soro, cateteres e uma equipe treinada. Segundo Paiva, Salvador possui 62 ambulância­s do Samu e outras dez ainda devem entrar em operação.

“A gente tem ampliado a capacidade de atendiment­o com novos leitos, mas esse processo nem sempre acompanha o aumento do número de casos. Entretanto, esse problema de falta de leitos é pontual e oferece um atendiment­o temporário”, disse Paiva.

Ainda de acordo com ele, a estratégia de ampliar os leitos da atenção primária tem reduzido o volume nos gripários desde a semana passada. Apesar disso, é observado que mais pacientes têm necessidad­e de suporte de oxigênio.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, já afirmou que, em caso de colapso da rede hospitalar, uma das saídas seria usar ambulância­s do Samu como leitos provisório­s, até que vaguem leitos apropriado­s em Unidades de Pronto Atendiment­o (UPAs) e hospitais.

Na quinta-feira (4), em Salvador, 175 solicitaçõ­es de regulação foram recebidas e, desse total, 99 aguardavam por um leito para tratar a covid, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

Com a falta de leitos, o médico do Samu Pedro Julião fez um desabafo: “Não duvide que hoje não temos vagas para as pessoas nos hospitais, e muitas delas estão falecendo dentro das ambulância­s e na porta das UPAs”. O vídeo em que ele grava a mensagem repercutiu pelo país.

Na sexta-feira, a Prefeitura abriu uma nova unidade de suporte ventilatór­io para covid-19, com dez leitos. A unidade fica ao lado da UPA dos Barris. A nova instalação funciona sob demanda regulada, 24 horas por dia, e está apta para receber pessoas que estão em atendiment­o na sala vermelha do gripário, na UPA ou no Samu.

 ??  ?? O monumento à paz do artista plástico Ito Pedreira foi instalado em frente à Basílica, e cada letra tem 1,20m de altura e 27cm de profundida­de
O monumento à paz do artista plástico Ito Pedreira foi instalado em frente à Basílica, e cada letra tem 1,20m de altura e 27cm de profundida­de
 ??  ?? Fiéis participam de missa que marcou a inauguraçã­o da obra, que ficará no local até o final da quaresma, em abril
Fiéis participam de missa que marcou a inauguraçã­o da obra, que ficará no local até o final da quaresma, em abril

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil