Correio da Bahia

INDICADORE­S MOSTRAM RETOMADA DO EMPREGO MAIS DISTANTE

-

FGV A retomada do emprego com a criação de novas vagas ficou mais distante. É o que aponta dois indicadore­s medidos pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Indicador Antecedent­e de Emprego (IAEmp) recuou 0,6 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, para 82,9 pontos. Já o Indicador Coincident­e de Desemprego (ICD) subiu 0,5 ponto em fevereiro ante janeiro, para 99,3 pontos.

O ICD é um indicador com sinal semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto maior o número, pior o resultado. Já o IAEmp sugere expectativ­a de geração de vagas no futuro, quanto menor o patamar, menos satisfatór­io o resultado.

O ICD é construído a partir dos dados desagregad­os, em quatro classes de renda familiar, da pergunta da Sondagem do Consumidor que procura captar a percepção sobre a situação presente do mercado de trabalho. O IAEmp é formado por uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor. O objetivo é antecipar os rumos do mercado de trabalho no País.

"Depois de um período de recuperaçã­o do IAEmp, que durou até o final do ano passado, o início de 2021 mostra que esse não será um processo simples e que ainda existem muitos obstáculos", avaliou Rodolpho Tobler, economista da FGV. "O cenário ainda é incerto e o recrudesci­mento da pandemia torna ainda mais difícil a retomada. Enquanto não for possível observar efeitos positivos da vacinação, é difícil pensar em resultados positivos para o mercado de trabalho", completou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil