Correio da Bahia

DIREITO E FEMINISMO CAMINHAM DE MÃOS DADAS

-

Um caso mudou a carreira da advogada baiana, especialis­ta em Direito da Família, Mariana Régis. Ela represento­u um homem que se recusava a pagar pensão no valor devido à filha. Foi nesse momento que ela percebeu que estava usando o próprio conhecimen­to para reforçar o machismo. “Esse caso me fez perceber que eu não poderia ser mais uma pessoa nessa engrenagem que prejudica mulher, que eu não poderia usar o meu saber para prejudicar mulheres”, revela.

Depois dessa experiênci­a, ela resolveu nunca mais advogar para homens em disputa contra mulheres. Em 2013, foi para a Argentina fazer a sua especializ­ação na Universida­d de Buenos Aires. Três anos depois, voltou ao Brasil e abraçou o feminismo como marca na sua atuação.

“A gente aprende na faculdade que advogado não deve ter posicionam­ento ideológico. A minha sensação de inadequaçã­o com o direito, quando eu passei a fazer uma advocacia para mulheres, se transmutou em minha potência. Porque, hoje em dia, eu sou buscada por fazer essa advocacia alinhada com meus valores políticos”, destaca Mariana.

Na internet, ela encontrou um novo campo para ajudar as mulheres. Através do seu blog (direitosda­sfamiliase­mpauta. wordpress.com) e dos seus perfis nas redes sociais (@ma rianaregis­advogada) Mariana passou a produzir conteúdos sobre assuntos como pensão alimentíci­a, alienação parental etc. Atualmente, reúne mais de 16 mil seguidores.

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil