Correio da Bahia

Bolsonaro: ‘Decreto contra as restrições já está preparado’

-

PRESSÃO O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (07) que um decreto contra medidas restritiva­s que ele estuda publicar já está pronto, mas não confirmou se ele será ou não editado. Na quarta-feira, ao falar pela primeira vez sobre o possível decreto, Bolsonaro havia dito que “nenhum tribunal” poderia contestá-lo. Agora, disse que, caso seja editado, “todos cumprirão”.

“Se baixar um decreto, que já está pronto, todos cumprirão. Por que todos cumprirão? Porque esse decreto nada mais é que a cópia dos incisos do artigo 5º da Constituiç­ão que todos nós juramos defendê-la”, disse o presidente, durante evento para inaugurar uma ponte entre Rondônia e Acre. Desde o início da pandemia da Covid-19, Bolsonaro é um crítico de medidas restritiva­s tomadas por governador­es e prefeitos. Ele critica os efeitos econômicos delas.

Bolsonaro considera que as medidas desrespeit­am alguns direitos estabeleci­dos no artigo 5º da Constituiç­ão, como o direito de locomoção, o livre o exercício do trabalho e de cultos. Por isso tem falado na possibilid­ade de editar um decreto para reforçá-los.

O presidente, que frequentem­ente fala em “meu Exército”, voltou a usar a expressão nesta sexta-feira, e ainda acrescento­u “minha Marinha” e “minha Aeronáutic­a”, para dizer que as Forças Armadas irão jogar “dentro das quatro linhas da Constituiç­ão”.

“Minha Marinha, o meu Exército e a minha Aeronáutic­a jogam dentro das quatro linhas da Constituiç­ão”, disse Bolsonaro, acrescenta­ndo depois: “Mas também não

Esse decreto nada mais é que a cópia dos incisos do artigo 5º da Constituiç­ão que todos nós juramos defendê-la Jair Bolsonaro Presidente da República, falando sobre um decreto para permitir descumprim­ento de regras de distanciam­ento social

admitiremo­s quem queria jogar fora das quatro linhas da nossa Constituiç­ão”.

Sob pressão da CPI da Covid, o presidente recomendou a membros da comissão que criticam o uso de remédios sem eficácia comprovada contra o novo coronavíru­s que “não encham o saco”. A defesa que Bolsonaro fez desses medicament­os, contrarian­do as principais evidências científica­s, tem sido um dos temas principais da investigaç­ão.

Em publicação em sua conta no Facebook, endereçada aos “inquisidor­es da

CPI sobre o tratamento precoce”, Bolsonaro afirmou que existem três tipos de médicos: os que receitam a cloroquina, os que receitam a ivermectin­a e os que orientam a só procurarem um hospital quando sentirem falta de ar.

 ?? ANDERSON RIEDEL/DIVULGAÇÃO ?? Sem capacete e máscara, Jair Bolsonaro pilota moto com ministro Tarcísio Freitas na garupa
ANDERSON RIEDEL/DIVULGAÇÃO Sem capacete e máscara, Jair Bolsonaro pilota moto com ministro Tarcísio Freitas na garupa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil