Correio da Bahia

DA FILHA QUE VOLTOU PARA A CASA DA MÃE NA PANDEMIA

-

Nos últimos meses, a professora de Filosofia Mariana Moreira, 29 anos, viu a vida mudar. Primeiro, com o trabalho. Antes, dava aulas na rede estadual, em Araci. Mas, em março do ano passado, as aulas foram suspensas. Desde 2019, morava em Serrinha, com o então esposo.

A mãe de Mariana, a enfermeira Maria Auxiliador­a, 57, continuava em Salvador. Pelo trabalho e a distância, as duas se viam com menos frequência. Mas, em setembro de 2020, tudo mudou. Mariana se separou e, sem aulas presenciai­s, voltou para a casa da mãe.

“Minha mãe sempre foi muito livre, era muito de nos dar autonomia. Nos falávamos muito por WhatsApp. Mas voltar para cá foi automático. Já estava sem aula e, quando me separei, falei: vou para onde? Para a casa de minha mãe”.

Mariana sempre soube que as portas estariam abertas na casa de dona Maria. Ainda assim, a experiênci­a é diferente. “A relação é mais horizontal­izada, até pela questão financeira. Eu e minha irmã sempre vemos a melhor forma de prover as coisas e minha mãe se permite nesse movimento”.

A volta da convivênci­a diária fez com que Mariana aprendesse mais sobre a mãe - e até entendesse o que nem sempre entendia antes. Agora, as polêmicas ficam restritas a temas como o BBB.

“Minha mãe sempre foi de dizer que o tempo vai resolver. Eu compreendo que é uma forma de resiliênci­a, mas discordo em alguns momentos. Então eu tento entender. Já era assim antes, mas agora mais”, conta a professora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil