Correio da Bahia

DA FILHA QUE TEM VACINADO OUTRAS MÃES CONTRA COVID

-

Desde fevereiro, a técnica de enfermagem Ivana Nascimento, 28 anos, tem devolvido esperança a muitas famílias. Ela é uma das vacinadora­s da campanha de imunização contra a covid-19 em Salvador.

Mas, como mãe do pequeno Iago, 2 anos e 8 meses, não conseguiri­a dar conta da rotina na vacina e nos plantões em uma clínica psiquiátri­ca sem a ajuda da mãe, a dona de casa Joselita, 52. “Com um filho pequeno, a gente teve que fazer uma estrutura. Minha mãe é quem toma conta do meu filho, enquanto estou trabalhand­o, junto com meu pai e meu marido”, conta.

Quando começou a vacinar outras pessoas, Ivana nem mesmo tinha sido imunizada. Ela só recebeu a primeira dose em 28 de fevereiro. “Quando vacinei a primeira pessoa, dediquei à minha mãe. A pessoa até perguntou se eu estava nervosa, se tinha experiênci­a. Mas falei que sim, só que estava emocionada”, diz.

Sempre que Iago a vê saindo para trabalhar, pergunta se vai vacinar. “Eu digo que sim, que vou para a vacina e ele fala ‘tá bom, mãe, tchau’. Quando chego em casa, tenho que ficar quieta para tomar banho e só depois pegar ele. É meu super protetor. Não pode me ver sentindo dor, que já vem querendo cuidar. É meu grude”, conta Ivana.

Por isso, a relação com a mãe, dona Joselita, ficou ainda mais forte. Na família, por enquanto, só Ivana e a avó, que tem 73 anos, tomaram alguma dose da vacina. “Ficava com muito medo de levar o vírus para casa, porque eu pego condução. Mas estamos todos seguindo os cuidados e ninguém lá se contaminou”.

Com a pandemia, ela diz que aprendeu a dar mais valor à mãe e às pessoas que ama. “Tem tanta gente perdendo filho, perdendo mãe. Por isso, temos que dedicar 100% à família. Eu aprendi a ficar ainda mais próximo, a dar ainda mais. Sempre que posso estou perto da minha mãe”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil