Correio da Bahia

Ceará joga por empate para ser tri invicto sobre o Bahia

-

Invicto na Copa do Nordeste e dono da melhor defesa e do melhor ataque (este empatado com o Bahia) do torneio, o Ceará chega para a decisão precisando de apenas um empate para se sagrar tricampeão.

Os dois títulos do Vovô, por sinal, foram conquistad­os sobre o Esquadrão, em 2015 e 2020. Coincident­emente, em campanhas invictas, como está sendo a atual.

Mas nada de viver do passado: para o técnico Guto Ferreira, é preciso que o trabalho seja bem feito no presente. “Nós não podemos nos apegar ao que passou, temos que construir o que está para ser construído, que são os 90 minutos. Lógico que esse momento nos traz um nível de confiança alto, mas tudo que é demais faz mal. Então, temos que estar com o nosso nível de confiança no ponto certo, nem mais, nem menos”, afirmou.

O alvinegro está há oito jogos sem perder do Bahia. A última vez que o tricolor venceu foi em 2018 e, de lá para cá, foram dois empates e seis vitórias do Ceará - cinco delas seguidas, incluindo o jogo de ida da final do Nordestão, por 1x0. “Toda essa estatístic­a, todos esses resultados não valem nada se a gente não fizer valer nos 90 minutos. Com todo respeito ao Bahia, nós temos que fazer mais 90 minutos disso para conquistar nosso objetivo, que é ser campeão da Copa do Nordeste”, continuou Guto.

Assim como o Bahia, o Ceará disputa a Sul-Americana. Mas, durante a semana, Guto Ferreira poupou os principais jogadores contra o Bolívar, em La Paz, preservand­o as principais peças para a Copa do Nordeste.

Guto, aliás, tem a chance de se tornar o maior treinador campeão isolado da história do regional. Até aqui, tem dois títulos, conquistad­os em 2017, com o Bahia, e no ano passado, com o Ceará. Ele atualmente está empatado com Arturzinho, que tem taças pelo Vitória, em 1997, e pelo América-RN, em 1998.

O Ceará, por sua vez, pode se igualar ao Bahia e ao Sport no número de troféus, caso fature o terceiro. O time, que está invicto há 23 partidas no torneio, ainda pode entrar para o seleto grupo de equipes com duas conquistas seguidas. Só o Bahia conseguiu o feito em dois anos consecutiv­os, 2001 e 2002. O Vitória também ganhou duas edições em sequência, mas em 2003 e 2010, quando a competição foi retomada.

O desfalque na final é o volante Charles, suspenso. O Ceará deve ter: Richard, Gabriel Dias, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Oliveira, Naressi e Vina; Lima, Felipe Vizeu e Mendoza.

 ?? FELIPE OLIVEIRA/ EC BAHIA ?? Gilberto é o artilheiro da Copa do Nordeste: 7 gols
FELIPE OLIVEIRA/ EC BAHIA Gilberto é o artilheiro da Copa do Nordeste: 7 gols

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil