Correio da Bahia

Uruguai tem o maior índice mundial de mortes por covid

-

PANDEMIA Em 2020, o Uruguai foi apontado como um exemplo no combate à pandemia de coronavíru­s, enquanto os países vizinhos lutavam com o número crescente de mortes. Agora, a boa sorte acabou. No dia 13, a taxa de mortalidad­e por covid-19 per capita no país foi a mais alta do mundo, alcançando 14,23 mortes por milhão de habitantes, segundo o site Our World in Data, ligado à Universida­de de Oxford.

Até quarta-feira, dia 12, o

Uruguai registrava 3.252 mortes por covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde. Na semana passada, a média de óbitos ficou em torno de 50 por dia.

Seis dos 11 países com as maiores taxas de mortalidad­e per capita estão na América do Sul. Em sua maioria, essas nações não conseguira­m adquirir vacinas suficiente­s para inocular rapidament­e suas populações.

As taxas de contágio no Uruguai começaram a aumentar bastante a partir de novembro, aparenteme­nte por causa da variante identifica­da pela primeira vez no Brasil no ano passado, dizem especialis­tas.

“No Uruguai, é como se tivéssemos duas pandemias: uma até novembro de 2020, quando tudo estava sob controle, e outra a partir de novembro, com a chegada da segunda onda ao país”, diz José Luis Satdjian, secretário do Ministério da Saúde. “A variante brasileira penetrou em nosso país de forma muito agressiva”, diz.

14,23 mortes por milhão de habitantes o Uruguai registrou no dia 13 de maio. Foi a taxa mais alta do mundo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil