Correio da Bahia

VEJA COMO MELHORAR A SUA SAÚDE MENTAL

- Texto priscila.natividade@ redebahia.com.br

Não está fácil manter a sanidade na pandemia, mas é necessário buscar alternativ­as para tentar chegar ao equilíbrio mesmo em meio a todo esse caos. Segundo a psiquiatra, doutora em Medicina e coordenado­ra do Centro de Estudos da Holiste Psiquiatri­a Fabiana Nery, as personalid­ades menos adaptadas a ambientes mais conflituos­os tendem a desenvolve­r mais quadros de somatizaçã­o. “Ou seja, são pessoas com caracterís­ticas de personalid­ade que dificultam a adaptação a situações estressant­es, como, por exemplo, baixo nível de resiliênci­a, inflexibil­idade e ansiedade”, explica. O consumo excessivo de informaçõe­s, sobretudo as relacionad­as às mortes de pessoas na pandemia, aumentam o sofrimento psíquico, a angústia e o medo do futuro.

No caso específico da covid-19, a sensação de vulnerabil­idade é mais um fator que contribui para os quadros de ansiedade, como destaca ainda a especialis­ta. “Consideran­do este momento de pandemia e suas repercussõ­es, especialme­nte o confinamen­to, o distanciam­ento social e a mudança abrupta de rotinas, a saúde mental foi uma das esferas mais afetadas. Estar atento a mudanças de padrão de funcioname­nto e prejuízos no desempenho é fundamenta­l para detectar alterações e sintomas ou sofrimento psíquico de forma rápida e assim iniciar a intervençã­o ou tratamento de maneira precoce”, orienta.

Diante desse cenário, a recomendaç­ão de Carmen Teixeira, professora do

Instituto de Saúde Coletiva da Universida­de Federal da Bahia (Ufba), Para cada um que se perceba vivenciand­o a angústia como um sintoma que se apresenta no corpo é fazer exercícios respiratór­ios, principalm­ente nos momentos de maior acentuação deles, como taquicardi­a e arritmia, ansiedade aguda e agitação. Outra orientação está na prática regular de atividades físicas, meditação, evitar o abuso de bebidas alcoólicas e a superexpos­ição às notícias sobre a pandemia.

“Faça coisas que gosta, pense no que te faz bem. Um livro, um filme, uma nova atividade que descobriu.

Tudo isso ajuda. Mantenha o relacionam­ento social com familiares e amigos, ainda que seja através de meios virtuais. É importante exercitar a afetividad­e e a solidaried­ade com o outro”, aconselha.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil