Correio da Bahia

Salvador parou para ver e saudar o retorno de Martha Rocha

-

“Gente chorava. (...) Ao seu aparecimen­to, todos os rostos eram uma expressão de alegria e embevecime­nto. Se algum paralítico saísse andando naquele momento, não duvidem, teríamos uma nova ‘santa’ milagrosa a essas horas”, analisa Martins, que além de tentar antecipar o feito de Irmã Dulce, também conferiu à sua perfilada, bem antes de Carla Perez existir, o título de “Cinderela baiana”.

Robatto, outro que se refere a Martha como uma espécie de Cinderela, narra as cenas que provam o entusiasmo do repórter. “Agora Salvador acorre em peso às ruas para ver em carne e osso a célebre moça bonita que fechou o comércio. As repartiçõe­s públicas ficaram desertas, os balcões e escritório­s foram abandonado­s, e na Rua Chile verdadeira multidão se comprimia, vibrando, na maior demonstraç­ão já feita em Salvador à graça e aos encantos da mulher”.

Filha do cineasta, a atriz e jornalista Sônia Robatto, 83 anos, contou à Baianidade­s que o curta, de 8 minutos, foi uma peça de propaganda bancada pela Fratelli Vita.

“Foi um dos poucos filmes encomendad­os de meu pai”, conta a filha de Alexandre Robatto (1908-1981), que acompanhou de perto parte das filmagens.

“No dia, eu estava defronte do Cine Guarani [atual Cine Glauber], na Castro Alves. Eu lembro que foi a coisa mais cheia de gente que eu já vi na minha vida. E o povo gritando muito. Não foi uma coisa simples. Estavam eufóricos por ela”, relembra ela.

Atriz e jornalista, filha do cineasta Alexandre Robatto Filho

Cineasta que registrou retorno de Martha Rocha

 ?? ACERVO BIBLIOTECA NACIONAL ??
ACERVO BIBLIOTECA NACIONAL
 ?? ACERVO BIBLIOTECA NACIONAL ??
ACERVO BIBLIOTECA NACIONAL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil