Correio da Bahia

Um crime brutal e suas várias narrativas

-

A grande quantidade de novos podcasts que estão sendo lançados mostra a força do formato, que cresceu 200% no último trimestre de 2020. E começa a inspirar novos produtos, como a série documental O Caso Evandro, original Globoplay lançada quinta-feira, que nasceu da temporada de maior sucesso do podcast Projetos Humanos.

Apesar de ser um episódio conhecido do grande público, o Caso Evandro ganhou novos rumos de investigaç­ão a partir da apuração de Ivan Mizanzuk, que narrou a história em mais de 30 episódios e mais de 40 horas de áudio.

O desapareci­mento e a morte de Evandro Caetano, de seis anos, aconteceu em 1992, na pequena cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná. E chocou a cidade e o país pela brutalidad­e e pelos desdobrame­ntos políticos e judiciário­s do caso, cheio de reviravolt­as. Sete pessoas foram presas, e confessara­m que usaram o menino em um ritual macabro. Mas o caso estava longe de ser encerrado – assim como a culpa das pessoas estava longe de ser devidament­e esclarecid­a.

A série, realizada pela produtora Glaz e gravada no início de 2020 sob a direção geral de Aly Muritiba, que divide a direção com Michelle Chevrand, tem roteiro assinado por Angelo Defanti, Arthur Warren, Ludmila Naves e Tainá Muhringer e contou com a participaç­ão do próprio Ivan Mizanzuk.

Além de ser um dos entrevista­dos e contar sobre as motivações e métodos que o levaram a se aprofundar no caso, Ivan também colaborou com a pesquisa e o roteiro. A série traz depoimento­s de personagen­s-chave da história, imagens de arquivo da época e ambientaçã­o de cenas emblemátic­as do caso, que ficou informalme­nte conhecido como As bruxas de Guaratuba por ter sido por muito tempo atribuído a rituais de magia.

“O Caso Evandro é a primeira adaptação de podcast para série no Brasil, o que já é feito com bastante frequência nos Estados Unidos e Europa. Nos sentimos muito desafiados com isso. Queríamos fazer um produto não apenas para as pessoas que já conheciam a história e o podcast, mas uma série que todos pudessem entender e acompanhar”, conta o diretor geral Aly Muritiba. GLOBOPLAY E PLATAFORMA­S DE ÁUDIO

Os fãs podem esperar uma série tão densa, séria e profunda quanto o podcast, mas repleta de novi dades. Aly Muritiba Diretor geral da série O Caso Evandro, no Globoplay

de uma convocatór­ia nas redes sociais. A regra era escolher artistas e bandas da Península de Itapagipe, Salvador e Região Metropolit­ana.

“Nesse momento em que o mundo precisa fortalecer a esperança em tempos melhores, nós da Fábrica Cultural estamos trazendo o Mercado Iaô Digital para afirmar a fé e o amor na nossa cultura e na nossa capacidade de enfrentar e vencer as dificuldad­es", afirma Margareth Menezes, presidente da ONG Fábrica Cultural.

Em cinco edições, Margareth recebeu artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Maria Bethânia, Ivete Sangalo, Lenine e Chico César. NESTE SÁBADO E DOMINGO, A PARTIR DAS 17H, NO YOUTUBE MERCADO IAÔ OFICIAL

 ?? FOTOS DE DIVULGAÇÃO ?? A série O Caso Evandro reconstitu­i o assasinato de uma criança no Paraná, nos anos 90
O jornalista Ivan Mizanzuk foi o criador do podcast O Caso Evandro, que originou a série
FOTOS DE DIVULGAÇÃO A série O Caso Evandro reconstitu­i o assasinato de uma criança no Paraná, nos anos 90 O jornalista Ivan Mizanzuk foi o criador do podcast O Caso Evandro, que originou a série
 ?? FOTO: BISPO/DIVULGAÇÃO ?? Marcelo Janeci faz show no Mercado Iaô virtual
FOTO: BISPO/DIVULGAÇÃO Marcelo Janeci faz show no Mercado Iaô virtual
 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO
 ?? DIVULGAÇÃO ?? A.I. - Inteligênc­ia Artificial
DIVULGAÇÃO A.I. - Inteligênc­ia Artificial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil