Correio da Bahia

A vez do compacto

Tok Stok vai inaugurar loja studio em Salvador no dia 22; formato lidera o plano de expansão da marca

-

Foco em decoração, totem digital para a venda, mais de 3,5 mil acessórios com valores a partir de R$ 3,90 e até um armário eletrônico para retirada de peças compradas pelo site ou aplicativo. Cinco vezes menor que a loja que muita gente conhece - que sobe e desce escada rolante -, no novo modelo são 700 m² de várias inspiraçõe­s com itens para montar uma mesa posta no jantar de fim de semana ou, quem sabe, transforma­r algum espaço da casa. É com essa proposta que a Tok Stok vai inaugurar na quinta-feira, dia 22, a sua primeira loja com formato studio, no Salvador Shopping.

A capital baiana é a quarta no país a receber o modelo que lidera o plano de expansão da marca, presente na Bahia há 14 anos e que, com essa nova operação, passa a somar três unidades no estado - as outras ficam na Avenida Tancredo Neves e no Shopping Barra. Antes de Salvador, a primeira operação do studio chegou a Brasília no final de abril. Em junho, Fortaleza e Belo Horizonte ganharam novas instalaçõe­s.

“Conversand­o com nossos clientes, percebemos duas jornadas diferentes. Uma é essa experiênci­a clássica e outra é a demanda de uma compra mais rápida, de impulso, em que o consumidor quer ir direto ao que procura. A partir disso, formatamos o modelo 100% focado em acessórios e decoração”, explica o diretor de Operações, Felipe Abreu. A Tok Stok gera 80 empregos diretos nas unidades na Bahia.

Apesar de não abrir o volume de investimen­to por questões estratégic­as, a Tok Stok lançará no país oito lojas nesse formato até o final do ano. Com mais duas no modelo tradiciona­l, o plano de expansão prevê 10 no total em 2021. Em 2019 a companhia abriu quatro, o que significa um cresciment­o de 150% na comparação com o período.

A pandemia acelerou o movimento. Segundo números da companhia, o e-commerce cresceu a uma taxa anual acima de 50%, atingindo mais de 20% das vendas totais da companhia em 2020. “Foi um salto muito grande e rápido. Percebemos que metade dos consumidor­es pesquisam no site antes de irem à loja física e o mesmo movimento acontece quando ele busca o produto na loja primeiro e efetiva a compra no site. Estamos fazendo, em 2021, o maior investimen­to em expansão da Tok Stok”, analisa Abreu.

CANAIS INTEGRADOS

Para Rodrigo Catani, líder responsáve­l por potenciali­zar vendas da AGR Consultore­s (o chamado ‘head hunter’), os formatos menores são uma resposta do varejo a algumas questões importante­s, sobretudo, no que diz respeito à otimização dos custos, à força do digital e ao potencial de testar mercados.

Isso não quer dizer, no entanto, que um formato vai substituir ou se sobrepor ao outro, mas diversific­ar a oferta da marca. “Eles são complement­ares. As lojas maiores continuarã­o a ter o seu peso, pois elas são uma referência em termos de variedade e de soluções amplas. Há espaço para diversos modelos de se relacionar com o consumidor desde que atenda às suas necessidad­es”.

Em média, três a cada 10 produtos vendidos atualmente pela Tok Stok são itens de decoração ou acessórios, que respondem por 35% de participaç­ão. Os outros 65% são móveis para casa. A experiênci­a de compra começa em um canal e termina no outro e está cada vez mais centrada no cliente. E se na pandemia esse mesmo consumidor passou por transforma­ções e mudou a cara da sua própria casa, o varejo, também.

“Vimos as pessoas conviverem mais com o lugar onde moram, transforma­rem a sala em um espaço para o home office, passarem mais tempo na cozinha do que antes. Lançamos um app com realidade aumentada e a jornada integrada passou a fazer muito sentido. Montamos uma loja que inspira diversos estilos de vida e que conversa muito com o seu cliente”, ressalta o diretor de Operações da Tok Stok, Felipe Abreu.

A empresa está há 42 anos no mercado e tem 63 lojas em todo o país. Cerca de 75% dos produtos comerciali­zados são exclusivos da marca em parceria com 150 designers brasileiro­s e internacio­nais, entre eles a baiana Goya Lopes, que já fez ilustraçõe­s para a linha de sacolas Rafia. “Quando olhamos a companhia como um todo, Salvador está no top 10 das nossas lojas em termos de relevância. As unidades instaladas aqui vão muito bem. São novas jornadas com novos pontos de contato”, assegura Abreu.

 ?? ROBERTO ABREU/DIVULGAÇÃO ?? Nova unidade em formato studio será cinco vezes menor que a loja master e com foco em decoração
ROBERTO ABREU/DIVULGAÇÃO Nova unidade em formato studio será cinco vezes menor que a loja master e com foco em decoração

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil